terça-feira, janeiro 13, 2009

Cristiano Ronaldo e Portugal

Ontem, no “Prós & Contras” dedicado a Cristiano Ronaldo (informo só resisti ½ hora), às tantas ouvi alguém congratular-se pelo facto de Portugal conseguir ter o melhor jogador do mundo em 2008, ter tido recentemente um prémio Nobel da literatura, um importante galardão de arquitectura para Álvaro Siza, um cineasta reconhecido como Manuel de Oliveira, etc, etc. É, de facto, razão para Portugal se congratular. Mas o principal problema do país não está em conseguir esses sucessos: isso é relativamente normal em qualquer país intermédio, naquela zona cinzenta onde se situam aos mais pobres dos ricos ou os mais ricos dos pobres. O problema está, isso sim, na zona imediatamente abaixo, no corpo da pirâmide, sector onde os países mais desenvolvidos são francamente mais fortes e consistentes. Esse é o problema português: uma “classe média” ainda fraca em número e em preparação, perto de e atraída por uma ruralidade recentemente perdida, pouco cosmopolita, provinciana e de horizontes limitados. Demora gerações a mudar.

8 comentários:

Rato disse...

E às vezes não muda mesmo, por mais gerações que passem...

gin-tonic disse...

Claro que estas coisas valem o que valem tal como os óscars da Academia, os Nobel da Literatura. Mas se o Cristiano Reinaldo é o melhor do mundo, o que irão chamar ao Messi?...

JC disse...

Há-de mudar, Rato.

Gin-Tonic: mas se o Messi nestes últimos meses tem sido o melhor, penso não existirem dúvidas de que na época 2007/8 o CR foi de longe o melhor. Mas, eu sei, os portugueses não gostam dele. Tenho esse problema c/ os meus amigos mais idiossincraticamente portugueses: acham-no arrogante, vaidoso, etc, etc. E gostam tb mais do futebol mais floreado, sul-americanizado, do Messi. Ah, e são todos eurocépticos! Nada a fazer: os portugueses estão na UE contra-natura!

gin-tonic disse...

O Cristiano Ronaldo é apenas um bom jogador de futebol mas só o consegue ser numa equipa como o Manchester, num futebol como o inglês. NO Manchester existe um naipe de jogadores que se completam uns aos outros. Veja-se o trabalho do Rooney, por exemplo. O Ronaldo quando chega à selecção é o que se sabe - era suposto fazer a diferença mas perde-se em quero a bola só para mim - num outro futebol, que não o inglês, tenho dúvidas que atinja o nível que aí tem demonstrado.
DEpois tem aqui no pedaço uma imprensa, uma rapaziada que o colocam nos pincaros. O novo rei é nosso, titula "A Bola", Sócrates emociona-se - duvido que saiba o que é emoção, - dos Prós e Contras tomei conhecimento pelo seu post.
Depois penso naquele esticar de dedo que teve na Catedral para com o público. Eu estava lá e não vou esquecer.
Assumo que estarei completamente errado em tudo isto, apenas gosto de futebol e de futebol pouco sei, até porque a paixão me tira qualquer tipo de raciocinio.
Não simpatizo com o rapaz e talvez isso me leve a qualquer laivo de injustiça. Mas já estou velho para mudar!...
Quanto ao estar na Europa contra natura é uma outra história e para outra história outro capítulo. Sei apenas que se não estivéssemos na UE não sei o que seria do país, mas são mesmo outras histórias...

ié-ié disse...

O que eu acho absolutamente fantástico é que haja um programa de televisão - serviço público - que desperdice uma quantidade de horas a falar de cristiano ronaldo.

LT

JC disse...

Caríssimos amigos:
1. O que seria o CR fora do futebol inglês? Não faço ideia; é entrar em exercício especulativo e isso não é o meu terreno de eleição. O que é facto é que foi considerado o melhor jogador do melhor campeonato do mundo (onde jogam e treinam mtºs estrangeiros - dos melhores do mundo - e onde o futebol não é o mesmo de há uns anos), o melhor marcador e o melhor marcador da Champions.
2. Joga numa super-equipa? Claro, mas não existem, no futebol actual, grandes jogadores s/ grandes equipas. Onde jogam Messi, Torres, Xavi,Ibrahimovic, Lampard, etc? Onde jogou Figo e, recuando, Eusébio e Di Stefano?
3. O problema é na selecção não conseguirem potenciar as suas características; o futebol é cada vez mais um jogo colectivo onde aqui e ali sobressai uma individualidade que se integra nesse colectivo. Os super jogadores do Brasil 82 nada ganharam!
4. Dos exageros da imprensa desportiva estamos conversados. É uma das causas do atraso português...
5. O CR, como disse, tem uma personalidade forte, gosta de dar nas vistas, é arrogante, bem parecido, fala c/ convicção. Os portugueses não apreciam particularmente o género...
6. Inteiramente de acordo c/ a crítica dos serviço público de TV. Resisti, como disse, 1/2 h.
7. O resto da conversa fica para acompanhar um café ou uma garrafa de vinho.
Abraço

Vic disse...

Bom, não queria deixar de mandar também o meu bitaite.
Por acaso vi um pouco do Prós e Contras e não me parece nada mal que a RTP use algum tempo de antena com um português que, quer se queira ou não, contribui com o seu (inegável) talento para que o nosso (pobre) país seja um pouco mais conhecido lá fora (ao menos, que seja conhecido uma vez, por boas razões). A verdade, é que é tão legítimo a RTP gastar o seu tempo com o CR, como será gastá-lo a discutir um aeroporto que possivelmente nunca passará do papel ou lutas corporativas.
Em relação ao CR, deixe-me 1º dizer que considero completamente justa a sua nomeação. Seria a maior injustiça que, em relação à época de 2007/8 outro fosse eleito. Aliás, penso que tal só seria possível mediante uma daquelas famosas "chapeladas".
Depois, dizer que as pessoas têm uma memória curta. CR só não jogou ao seu nível na selecção...no Europeu de 2008. E tal deveu-se a que, com sacrifício pessoal, teimou em jogar lesionado. Veja-se a fase final do Europeu de 2004, em que foi a revelação, e a campanha do Mundial 2006, com a respectiva fase final, onde, apesar de extremo foi só o melhor marcador da selecção e uma das grandes figuras.
Mas o nosso povo é assim mesmo, com uma auto-estima a roçar o zero. Quando um dos nossos chega a situação de relevo...toca a deitá-lo abaixo e a dizer que a galinha da vizinha é melhor que a nossa. Nesse dia, num programa de TV de antena aberta, cheguei a ouvir umas senhoras a trazerem à baila considerações de ordem pessoal absolutamente destemperadas, e invocando-as para justificarem o não merecimento de uma possível nomeação de CR. O cúmulo atingiu-se quando se fez uma comparação com Figo, alegando que, esse sim, era um senhor, que era casado com uma senhora, como se tal tivesse alguma importância para o caso.
Não acho o CR arrogante. Considero-o, pelo contrário, humilde. mas bem ciente do valor que tem. Bolas, que haja um português que não se ache um coitadinho!
Considero-o um grande jogador, e tenho a certeza que não será o último ano que estará presente naquela cerimónia. E como penso que o Real Madrid não é gerido por uma cambada de ignorantes em matéria de futebol, considero que há mais pessoas, que, como eu, pensam que CR é um dos maiores talentos da sua geração.

Um abraço

P.S.- E não custa nada reconhecer o valor da Academia do Sporting, pois não? É que é tão evidente...em menos de 10 anos ver dois dos seus serem nomeados "O Melhor do Mundo", não é para todo :-)

JC disse...

Caro VdeAlmeida:
1.Quando escrevi "arrogante" estava a descrever o que mtª gente pensa do CR, não o que eu penso. Por mim, tb estou farto dos portugueses humildes e coitadinhos. Como se costuma por aí dizer, para este peditório não dou. Mas veja como até Mourinho, com uma personalidade "high profile", é por esse motivo detestado por tanta gente. É a mentalidade salazarenta que perdura..
2. Já por aqui tenho elogiado a formação do SCP, com toda a justiça. Não é preciso os "lagartos" passarem a vida a "fishing for compliments"! Mas, parabéns, mais uma vez!
3. Não posso concordar c/ tanto chirivari. um pequeno programa biográfico de 1/2 hora era suficiente.
Abraço