segunda-feira, abril 30, 2007

História(s) da Música Popular (41)



Ora pois vamos lá aos Beach Boys, dentro deste capítulo dedicado à surf music vocal. Mas atenção: dois pontos prévios que considero importantes.


  1. Em primeiro lugar, neste capítulo apenas teremos os Beach Boys enquanto grupo dedicado à surf music. Quer isto dizer que a seu período mais criativo e importante, de “Pet Sounds”, Smiley Smile” e “Wild Honey”, das experiências de estúdio de Brian Wilson, ficará para mais tarde e terá também direito a capítulo próprio e bem mais desenvolvido. Merece. Não vão, pois, encontrar aqui temas como “Good Vibrations”, “Sloop John B”, “God Only Knows”, “Heroes And Villains” etc. É esperar pela altura própria; tenham lá paciência mas o rigor tem destas coisas.

  2. Em segundo lugar que não iremos transformar este capítulo da vocal surf music num repositório dos êxitos do grupo – que foram muitos; penso que todos os conhecemos demasiado bem e por isso não faria muito sentido. Prefiro não gastar muito tempo nem muito espaço no servidor com o assunto e, isso sim, focar preferencialmente mais algumas facetas e temas menos conhecidos.

Colocadas as coisas deste modo, aí vamos nós agora.

O grupo, formado em 1961 em Hawthorne, Baixa Califórnia, no seu line-up mais importante contou com a presença dos três irmãos Wilson (Brian, Carl e Dennis), do primo Mike Love (o mais velho do grupo, nascido em 1941) e do amigo Al Jardine, tudo isto com a supervisão e gestão do pai Wilson (Murray). Para ser verdadeiro, só um dos membros do grupo era surfista (Dennis) e mesmo assim dizem os meus amigos dedicados ao surf que não era lá grande coisa. No fundo, limitaram-se a cavalgar aquele que era o mundo um pouco fútil da Baixa Califórnia: surf, “miúdas” e festas de garagem. Digamos que parvos não eram de todo! Conta Brian Wilson que, um dia, o seu irmão Dennis (o único surfista, sex symbol do grupo e que regressava da praia e do surf) lhe propôs que compusessem algo sobre o assunto, e terá sido assim que tudo começou.

Depois de terem tocado e cantado sob vários nomes (Pendletones, Kenny and the Cadets), já como Beach Boys gravam “Surfin” (10/4/61), para a pequena etiqueta Candix (consta que o acontecimento rendeu $200 a cada um dos membros do grupo), que se torna um êxito local e lhes abre as portas da “major” Capitol. O resto é história, mas lá iremos já que por hoje nos ficamos por este “Surfin” que integraria o seu primeiro álbum, “Surfin’ Safari”, também nome do seu primeiro tema no hit parade (#14). "Surfin" foi composto por Brian Wilson e Mike Love, que é também o lead singer. O álbum inclui também uma versão de “Moon Dawg”, um original dos Gamblers que incluí no capítulo dedicado ao surf instrumental e que é tido como o tema que deu origem à surf music, e do célebre “Summertime Blues” de Eddie Cochran, que nada tem que ver com estas coisas do surf.

Sem comentários: