segunda-feira, abril 16, 2007

História(s) da Música Popular (40)


"Vocal Surf" (II)

Ora vamos lá contar uma história. Parece que nos anos anteriores à WWII muitos americanos afectados pela grande depressão e pelas grandes tempestades de poeira dos anos trinta nas planícies do midwest se viram obrigados a emigrar para o oeste, e muitos ter-se-ão fixado assim na Califórnia para refazerem as suas vidas. E desses, alguns lá se fixaram em Pasadena, pequena cidade de pouco mais de 100 mil habitantes na zona de LA. Como a vida é muito ingrata e os homens vivem em média menos tempo do que as mulheres, parece que lá por Pasadena se morria muito, e foi assim muitos terão morrido nos anos cinquenta deixando viúvas inconsoláveis e carros na garagem que essas mesmas viúvas quase não usavam. E foi também assim que por lá nasceu mais um argumento de venda para os negociantes de carros em segunda mão, o carro da “velhinha” de Pasadena quase sem uso e que ela queria vender (claro que esta argumentação não é nova e conhecemo-la com adaptações locais um pouco por todo o lado). Mas pronto, assim terá nascido também mais um surf hit para Jan and Dean, só que, neste caso, a “velhinha” era mesmo uma acelera, como convém a verdadeiros surf riders!

Pois “Little Old Lady From Pasadena” é de 1964 e, apesar de ter sido só #3 e não #1 como “Surf City”, é talvez o tema de Jan and Dean mais conhecido aqui pelo rectângulo. Será mesmo assim?
PS. Ah, parece que a velhinha existia mesmo e era actriz de cinema e televisão. Chamava-se Kathryn Minner e foi também protagonista de uma campanha de publicidade para a "Dodge".

Sem comentários: