sábado, novembro 10, 2012

De Louçã a Jonet: duas notas sobre a política de fim de semana

  1. Foi a todos os títulos lamentável, mesmo tendo em conta o ambiente "comicieiro", o discurso de ontem de Francisco Louçã na abertura da Convenção do Bloco de Esquerda. Optar por um discurso radical, comparando Angela Merkel a um pirata e a sua visita a uma operação de rapina, mesmo discordando das suas opções políticas (e eu discordo maioritariamente delas), é, para além de uma ofensa desnecessária a um governante de um país civilizado, desenvolvido e democrático, parceiro de Portugal na União Europeia, um monumental erro político num momento em que no país e na Europa cresce em várias áreas políticas, da esquerda radical à direita conservadora, o apoio a soluções alternativas ao "empobrecimento" e à super-austeridade recessiva. Mas, claro, sobre o radicalismo do Bloco de Esquerda e a sua incapacidade para lançar pontes e procurar consensos, já devíamos estar todos vacinados.  
  2. Correm na "net" petições de sinal contrário pedindo a demissão ou a continuidade da Isabel Jonet na direcção do Banco Alimentar Contra a Fome. A minha posição de desacordo face às afirmações políticas e ideológicas (sim, é disso que se trata) de Isabel Jonet é conhecida, o que não me impede de considerar tais petições como mais um sinal preocupante de uma certa e bem visível infatilização da política nos tempos mais recentes. Nada disto ajuda à dignificação da política.  

4 comentários:

Anónimo disse...

Caro JC

A politica "está de rastos". Mas a pergunta que coloco é:
Não foram os seus agentes e intervenientes directos que mais têm contribuido para esta situação onde reina o descédito (para usar um termo suave)total relativamente à classe politica ?

Cumprimentos

Anónimo disse...

Correcção: Descrédito

JC disse...

Infelizmente e em grande parte, foram-no. Mas em vez de se atacarem os políticos no geral, metendo no mesmo saco bons e maus, competentes e incompetentes, honestos e desonestos, há que ter uma atitude pedagógica, salientando o que é positivo - e explicando porquê - e criticando, com espírito didáctico,o que é negativo. Meter tudo no mesmo saco, com demagogia e apelando ao populismo, é o pior que se pode fazer.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Sem dúvida.
Há politicos honestos e com ideias válidas...passam é "despercebidos" face à dominância que os outros têm tido.

Cumprimentos