quarta-feira, novembro 21, 2012

SLB: apesar de tudo, não me parece exista razão para grandes críticas

Claro que a única falha na carreira do SLB na fase de grupos da Champions League foi a derrota em Moscovo. Mas, ao contrário do que afirma Luís Pedro Sousa, no "Record", não foi isso que pode ter deitado tudo a perder: um empate em Moscovo teria sido um resultado normal, até mesmo um bom resultado, e pouco alteraria nas contas do grupo, não podendo o SLB perder em Camp Nou se o Celtic, como é o mais provável, ganhar em Parkhead contra um Spartak para o qual o jogo é "a feijões". A única diferença seria que o SLB poderia perder em Camp Nou se o Celtic empatasse o seu último jogo, o que não me parece seja diferença de muita monta. Aliás, o SLB conseguiu até ter vantagem no confronto com os seus adversários directos: E/V com o Celtic e D/V, com diferença de golos favorável, nos jogos com o Spartak. O problema foi mesmo a derrota do Barça em Parkhead, já que se o Celtic, como se esperava e seria normal, tivesse perdido esse jogo, o SLB estaria desde ontem apurado para os 1/8 de final da prova. Mas sobre prestações de terceiros não existe controle. De qualquer modo, e mesmo que a Liga Europa seja o destino, não me parece seja caso para grandes críticas à equipa e ao modo como foi conduzida a sua participação na Champions League deste ano, tendo em conta as saídas de Javi Garcia e Witsel.

4 comentários:

Queirosiano disse...

Uma objecção apenas: uma equipa com verdadeira ambição não vai jogar ao Celtic para empatar, e com medo. Mau grado, evidentemente, as bazófias do "vamos lá para ganhar", etc.

Lembro-me de no dia dessa eliminatória uma televisão internacional ter transmitido de uma assentada todos os resumos dos jogos e ter excluído o Celtic-Benfica por considerar que foi o jogo "mais soporífico da jornada".

Isto para defender que, em minha opinião, a única falha não foi a derrota em Moscovo.

Mas a maior falha é provavelmente a relação deficiente que o Benfica, seu treinador e dirigentes têm com a realidade.

JC disse...

Desta vez estou em desacordo consigo: o empate em Parkhead foi o melhor resultado alguma vez conseguido pelo SLB nesse estádio, que anteriormente tinha perdido sempre e s/ marcar qualquer golo. Exactamente por isso, e em função do Celtic ser tradicionalmente mtº forte a jogar em casa, o SLB entrou um pouco "a medo". Mas concordo esse jogo foi soporífero... E tb concordo que a relação de treinador e dirigentes c/ a realidade nem sempre é... realista. Mas seja lá você tb realista e concorde que o resultado de Glasgow foi normal.
Cumprimentos

Vic disse...

Pois a minha ideia é outra, JC. Onde o SLB perdeu foi no dia em que entrou na Luz sem ambição para enfrentar o Barça. Nesse jogo, deu-me a ideia que se o Benfica não entrasse em campo já derrotado, e poderia ter ganho o jogo e a qualificação, tal como fez o Celtic.
Abraço

JC disse...

Nada disso, caro Vic. Perder os 2 jogos c/ o Barça é mais do que normal. O Celtic jogou c/ o "double decker", teve 10% de posse de bola e lá consegui ganhar nas bolas altas. O Celtic é que teve falta de ambição, mas correu-lhe bem. O único resultado negativo do SLB foi em Moscovo, onde o resultado normal, em função do adversário e não do jogo (mereceu perder) seria o empate. Não serviria de grande coisa, mas já seria suficiente se Celtic-Barça tivesse dado empate.
Abraço