segunda-feira, novembro 12, 2012

"Tonta", Isabel Jonet?

Foi transmitida durante o fim de semana por alguns comentadores e um "animador televisivo" habitué das noites de domingo a ideia de que Isabel Jonet, enfim, não seria mais do que uma "tonta", sendo que o que verdadeiramente importava era a acção positiva do Banco Alimentar Contra a Fome, por si dirigido. Não negando a acção positiva, até mesmo importante, da instituição Banco Alimentar, nada mais errado.

Em primeiro lugar, porque, a não ser que esteja afectada por grave e acelerada decadência das suas faculdades intelectuais, quem se licenciou em economia por uma universidade prestigiada e valorizada, como o é a Universidade Católica de Lisboa, não pode ser uma completa "tonta", ao ponto de, por muitas dificuldades de comunicação que possa evidenciar, não ter a noção do que diz. Acresce que é reincidente e, entre duas entrevistas, teve  mais de um ano para pensar e corrigir o que achasse conveniente. Em segundo lugar, as afirmações de Isabel Jonet, principalmente aquelas, bem mais graves, que atacam directa e expressamente os fundamentos do Estado Social e que constam duma sua entrevista à TSF, não fazem mais do que exprimir a ideologia e valores dominantes nos sectores ultra-liberais mais radicalizados, de uma espécie de "tea party" saloio de ascendência marxista-leninista cujos arautos mais destacados serão os jornalistas José Manuel Fernandes e Helena Matos e que tem aconchego preferencial no "blog" Blasfémias. Por alguma razão veio dessa espécie de "vanguarda" a defesa mais acalorada e ideologicamente estruturada de Isabel Jonet. Por último, e conforme aqui afirmei, o Banco Alimentar Contra a Fome, nascido como ideia e prática meritórias e de utilidade indiscutível mas apenas aceitável como complemento a um Estado Social tão abrangente e eficaz quanto possível, acaba assim por transformar a instituição num bastião onde se alicerça o poder mediático, político e ideológico de Isabel Jonet e do ultra-liberalismo mais reaccionário, com risco e prejuízo evidente do fortalecimento daquela que deveria constituir, e tem constituído, a actividade principal do Banco Alimentar. 

"Tonta", Isabel Jonet? Não estaremos antes, alicerçado e ao abrigo de uma actividade meritória que a resguarda, na presença de mais um ataque ao Estado Social e ao que ele representa de conquista civilizacional? A resposta está implícita.

3 comentários:

gin-tonic disse...

Também assino, caro JC.
Um abraço

JC disse...

Abraço, gin-tonic.

Anónimo disse...

Caro JC

Integralmente de acordo.
"Tonta", Isabel Jonet?
Tontos são os que acreditam ser a srª tonta. Sabe bem o que diz, e o que disse anteriormente, e a ideologia que está por detrás do que diz.

Como diria Scolari "E o burro sou eu ?"