quinta-feira, julho 19, 2012

Uma "troika" "lost in translation"?

"Surpreendidos" por um desemprego acima do esperado, um "déficit" que teima em não se reduzir, um Tribunal Constitucional a colaborar só a metade, uma Espanha em dificuldades e o ritmo das exportações a abrandar, as certezas do "capitalismo científico" da "troika" sofreram forte abanão e parecem surgir agora as primeiras e sérias dúvidas. Os sinais de pré-pânico começam mesmo a ser já  evidentes no modo como se tenta disparar contra tudo o que mexe para ver se alguma acerta. Ele é o regresso da redução da TSU, os salários a terem de baixar ainda mais, as tentativas, um pouco ridículas, de evitar a fuga aos impostos indirectos, a indecisão perante o que fazer para substituir o corte de 14.3% nos salários dos funcionários públicos, as tentativas para que as mulheres-mães regressem mais cedo ao mercado de trabalho (ganham menos, não é?) e o que mais adiante se verá. Para tudo ser igual ao percurso dos países do socialismo científico só falta mesmo começarem as deserções. Mas até mesmo Paulo Macedo, "escaldado" com a última greve dos médicos, já declarou que só podem contar com ele até certo ponto. 

Já agora: a "troika" já percebeu (ou alguém tratou de lhe explicar) que em 1979 e 1983 não "existiam" nem China nem países emergentes, metade da Europa era dominada pela URSS e estava, assim e de certa maneira, fora do mercado mundial, que Portugal ainda não estava na CEE e o modelo económico vigente aqui no rectângulo ainda era o chamado "modelo EFTA", baseado na capacidade de produzir para a Europa bens de baixo valor acrescentado a preços reduzidos,  fruto de mão de obra barata e pouco qualificada? Por acaso, já falaram com Silva Peneda, que até é do PSD?


7 comentários:

Karocha disse...

Excelente como sempre JC!

JC disse...

Don't flatter me!, pls.

Anónimo disse...

Caro JC

Os elementos integrantes da troika obtiveram a licenciatura, ao que consta, na lusofona usando um processo de equivalência análogo ao do "Dr." Relvas. A titulo de exemplo a cadeira de "Principios de Economia" foi obtida após os mesmo terem certificado que sabiam contar até 20, mostrando que não lhes faltava nenhum dedo quer nas mãos quer nos pés.
A partir daqui interiorizaram que bastava pensar com os pés para dominarem a aplicação de planos de resgate.

Falando mais sério...o problema geral é, como muito bem refere, a industrialização da China e países emergentes.

Tudo o resto é "fait-divers"... É quase como tratar um doente terminal...com aspirina.

Já nos colocaram pertto do estado terminal...agora mandam as aspirinas...genéricas.

Cumprimentos

Karocha disse...

Não tem nada a ver com adulação JC!
O Anónimo explicou bem, e acrescento a Troika nem sabe com quem se veio meter.

É como o do filme, que agora é consultor do FBI, e veio cá ensinar como se vê quando um cheque é falso, mal sabia ele que vinha ensinar o padre nosso ao vigário!!!

JC disse...

Ora eu que ia pensar ter ali uns comentários ao filme da Ilsa!...

Karocha disse...

LoooLLL JC

Não gostei, achei uma estucha!

JC disse...

É "trash", Karocha.