domingo, julho 22, 2012

Pré-época (3)

Pois, não vi o jogo de ontem mas acabei de ver o de hoje e não fiquei demasiado optimista. A equipa continua a defender mal e não é só o problema do defesa esquerdo, embora isso (des)ajude bastante. Defende mal em bloco e isso tem mais a ver com o modelo de jogo; com a sofreguidão e profundidade atacantes e com aquilo que se pede aos laterais quando a equipa avança no terreno o que faz com que o colectivo se desequilibre com demasiada frequência. Por outro lado, também se fizeram notar alguma falta de explosão e de "certeza" atacantes, o que também está longe de ser novo e foi até demasiado evidente na segunda-parte da época passada. Existem atenuantes, claro, e a equipa pareceu cansada na segunda-parte do jogo de hoje, o que é natural. Enfim, ainda falta um mês para o início dos jogos "a sério", algumas mudanças existirão no plantel, mas se da segunda para a terceira época Jorge Jesus pareceu ter aprendido alguma coisa, não sei se será esse o caso agora. Espero bem que sim.

Nota: Nelson Oliveira tem nesta época o seu "sim ou sopas": ou começa a afirmar-se ou arrisca-se a ser mais uma "eterna esperança".

12 comentários:

Vic disse...

Meu caro, não acha curioso que há 3 ou 4 dias JJ tenha dito que o importante era não terem sofrido golos nos jogos de preparação e agora encaixarem 5 em 2 jogos e o mesmo JJ dizer que a equipa está a crescer?

JC disse...

http://eusouogatomaltes.blogspot.pt/2012/07/pre-epoca-2.html

JC disse...

Há agora: mas ainda não perdemos c/ um Charlton qualquer...

Vic disse...

Acha mesmo que o facto de o SCP ter perdido com o Charlton tem alguma importância? É que o Sporting no ano passado fez uma pré-época razoável, e depois foi o que se viu.

JC disse...

Os resultados dos jogos de pré-época valem o que valem: não são essenciais. Mas, vamos lá, desde que disputados por equipas de valor não demasiado dissemelhante, digamos, "do mesmo campeonato". PSV, OL, OM e St. Étienne, que vai jogar c/ o SCP, podem incluir-se nessa categoria, o que não acontece c/ o Charlton ou o Sheffield U. recém promovidos ao championship.

gin-tonic disse...

Meu caro JC:
Já deu para ver: vai ser do mesmo, ou pior ainda.
Não acredito que na contentorizada quantidade de jogadores que por ali andam, que por aí se passeiam, juniores , equipa B, não haja um raio de de um defesa esquerdo.
Como é possível, passar um defeso sem resolver este, pelo menos este, problema do defesa esquerdo?
Em contra partida gastaram-se oito milhões de euros num holandês para ponta direita, ou lá o que é,um lugar onde há gente mais que de sobra.
Vaister que gastar muito do teu belo latim...
Hélas!
Eu irei aparecendo.
Abraço

JC disse...

Tb me custa perceber tal coisa do defesa esqº, que, se fores a ver, se arrasta desde tempos anteriores a Coentrão, que já foi uma adaptação que felizmente deu certo. E no modelo de JJ, como sabes, os laterais são jogadores fundamentais. Enfim...

Karocha disse...

Disse-me para eu ter calma, não foi JC???

JC disse...

Foi... isso mesmo, Karocha. O que não impede a crítica.

Karocha disse...

E eu respondi "Calma de Morte"

Este ano não sei se vejo algum jogo,é sempre a mesma coisa JC!
Para ficar mal disposta, já me chegam as dores nos joelhos...

cruz disse...

O Sporting ganhou no ano passado por 2-0 ao Juventus, com dois golos do Djaló

E, no final da época, a Juventus foi Campeã de itália e o SCP ficou em 4º

JC disse...

Certo. mas não é o resultado do PSV-SLB que está em causa, mas os pontos positivos e negativos que os jogos do torneio polaco evidenciaram. Cumprimentos.