terça-feira, julho 10, 2012

O ministro Álvaro e os "lobbies"

Diz o ministro Álvaro Santos Pereira que "este governo não tem medo de ir contra os lobbies" (não sei bem porquê, o Jornal de Negócios escreve "lobbys"). É uma afirmação estúpida, já que em democracia ninguém pode governar sistematicamente contra os "lobbies" e uma boa governação implica mesmo saber determinar e escolher correctamente, a cada momento, qual a opção a tomar em função dos diversos interesses e forças em presença. É isto a política, e é exactamente também por isso que nos USA, uma referência democrática, a actividade de "lobbying" se encontra autorizada e devidamente regulamentada. Álvaro Santos Pereira, que passou parte da sua vida adulta no Canadá e tanto gosta de fazer gala das suas influências anglo-saxónicas nas formas de tratamento, deveria sabê-lo e evitar fazer demagogia dizendo disparates. 

3 comentários:

Anónimo disse...

Caro JC

Mas esta figura - ASP - tem o condão de só dizer disparates.
O Álvaro, como gosta de ser tratado (lembra-se), não vive neste planeta...
Seria uma figura hilariante... se a situação não fosse dramática.

"Álvaro porque no te callas"... de vez.

Cumprimentos

JC disse...

Enfim... isto de académicos no lugar de políticos tem todas as condições para dar errado. Mas acho tb transformaram o homem em "bombo da festa". Pôs-se a jeito, mas...

Tiago disse...

Em jeito de contributo, também em Bruxelas junto dos respectivos órgãos legisladores e com poder também existem grupos/associações e outros que tais que exercem o lobby como actividade fundamental, e apesar da regulamentação ser ainda pouca ela existe e a representatividade destes grupos é assumida e pública.

Nós por cá temos tantos problemas de escala e de cultura política que tornam difícil este caminho...