sábado, julho 28, 2012

Jorge Jesus e Melgarejo

No futebol têm existido, ao longo dos últimos quarenta ou cinquenta anos, bastantes exemplos de bem sucedidas adaptações de extremos a defesas-laterais. Entre os primeiros de que me lembro estarão os casos de Domiciano Cavém, que foi recuando no terreno nas primeiras três finais da Taça dos Campeões Europeus que o SLB disputou, e do sportinguista João Morais (o do "cantinho"), extremo na conquista da Taça das Taças, em 1964, e defesa-lateral da selecção de 66, na fase final de Inglaterra. No futebol português, Fábio Coentrão terá sido o último caso de sucesso, mas lembro-me de outros extremos que, por vezes, faziam também um "perninha" a laterais sem comprometerem, como Sérgio Conceição, Vítor Paneira e, até, Karel Poborsky.

Tendo dito isto, até admito Jorge Jesus venha a fazer de Melgarejo um lateral-esquerdo de méritos acima da média e créditos firmados, um activo que possa ser rentabilizado pelo SLB - espero bem que sim; mas devo dizer não deixo de vislumbrar um pouco da sua já lendária teimosia e de alguma soberba na convicção com que afirma ter feito de Coentrão um activo de vinte e tal milhões de euros e de que poderá fazer o mesmo com Melgarejo. Como disse, espero bem o consiga, pois o meu "Glorioso" bem disso necessita; mas também é forçoso reconhecer que o SLB já pagou demasiado caro, em termos desportivos e financeiros, algumas das megalomanias de Jorge Jesus e da sua falta de noção das realidades. Espero exista no SLB quem o possa trazer de volta ao planeta Terra.  

5 comentários:

Vic disse...

Meu caro JC
Pelo que vi, o Melgarejo ontem jogou bem, como o resto da equipa, embora quanto a mim tenha sido responsável num dos golos do Real.
mas também achei essas afirmações um pouco megalómanas. Ao menos teve a ponderação para não embandeirar em arco com a vitória por aqueles números. Fez até uma análise bastante lúcida.
Ao contrário, não gostei das de Mourinho, aliás, bem ao jeito das suas menos felizes. Um clube com os pergaminhos do Real não se pode sujeitar a perder por aqueles números, nem em jogos treino. Aquela defesa é uma anedota e o responsável principal pela sua constituição foi ele.

Abraço

gin-tonic disse...

Volto à minha caro JC:
O que Jorge Jesus, ou o responsável por isso,terá é que dizer aos benfiquistas por que é que necessitando de um defesa esquerdo, foram gastar oito milhões de euros no holandês, ao qual ainda não vi nada de especial, mas pode ser cedo para ver...
Mas por ali acontece como nos governos: ninguém é responsabilizado.
Receio mesmo que J.J. a continuar na sua teimosia o Benfica perca Melgarejo como perdeu Urieta.
E como foi possível ter Carlos Martins fora do plantel na época passada?
Também me lembro do Augusto Silva, extremo-esquerdo vindo do Guimarâes, que deu um nuito razoável lateral e que viu a carreira interrompida devido a um problema cardiovascular ocorrido durante uma digressão pelo Chile no tempo do Riera.
Abraço

JC disse...

Vic: mais importante do que a constituição da defesa do RM (p. ex. Varane até foi titular algumas vezes na época passada) foi o atraso na preparação da equipa, tal como JJ disse. por isso digo que essa é uma das razões pela qual estes jogos de pré-época valem o que valem.
Gin-Tonic: Bom, tb acho foi um disparate o empréstimo de Carlos Martins na época passada, e sempre o achei. Martins está a fazer uma excelente pré-época, mas atenção: Roger e um tal Beto tb o fizeram. Tem lugar "de caras" no plantel, mas "cautelas e caldos de galinha..." E sim, tenho uma vaga ideia desse Augusto Silva, que depois até trabalhou na secretaria da Jardim do Regedor, parece-me.
Abraço

Anónimo disse...

JJ é mais do mesmo.
Teimosia e soberba (isso mesmo, soberba).

Melgarejo...talvez lá vá, vamos ver, do meio campo para a frente gostei bastante...mas a defender ainda vai ter muito que corrigir. O glorioso teve um defesa esquerdo (CapdeVilla) a quem nunca foi dada oportunidade (mais uma soberba do JJ ?). Uma coisa é certa...o Melga pelo menos não traz saudades do Emerson.

Saudades, sim, do Álvaro e da dupla que fazia com o genial Chalana.

De acordo quanto ao comentário do Gin-Tonic. O Ola John ainda não mostrou nada... a não ser agarrar-se demasiado à bola. E Urreta foi um caso flagrante da soberba do JJ. Teria sido, se bem aproveitado, um segundo Di Maria.

A ver vamos, como diz o cego, quais os próximos capitulos, nomeadamente qual o grupo que ficará no final de Agosto, depois das inevitaveis saídas. Escondam o Witsel antes que alguém o venha buscar...como aconteceu com Ramirez.

Dia 19 de Agosto...vai ser a sério.

Cumprimentos

JC disse...

O modelo de jogo de JJ exige laterais com um ritmo e intensidade de jogo que Capdevilla já poderia dar. Neste ponto, entendo JJ. O que não entendo é a falta de capacidade para encontrar um lateral c/ essas características, durante anos, já que Coentrão acabou por ser tb uma adaptação, que deu certo. O problema é que quem joga c/ laterais c/ essas características joga quase sempre c/ duplo "pivot", o que não é o caso do "Glorioso" (Witsel joga mais adiantado, claramente como um 8 ou até 8,5). Quanto a Ola John, meu caro, estamos na pré época. Dê tempo ao homem.
Cumprimentos