segunda-feira, maio 07, 2012

O PS francês, a V República e os seus presidentes

Tenho ouvido e lido por aí que Hollande é apenas o segundo socialista a ser eleito Presidente durante a V República, tendo François Mitterand sido o primeiro. Não deixa de ser verdade, mas para compreender tal coisa num país onde sempre existiu uma esquerda forte (e até um governo de Frente Popular entre 1936 e 1938) não deixa de ser importante acrescentar o seguinte:
  1. O Partido Socialista Francês, na sua actual forma, foi apenas fundado em 1969 (a fundação da V República data de 1958). Antes disso, a esquerda socialista francesa dividia-se numa confusão de pequenos partidos e organizações, entre revolucionárias e reformistas ou até, por vezes, colaborantes com ideias e políticas conservadoras (a SFIO apoiou a guerra da Argélia), frequentemente conflituais e defendendo ideias e políticas antagónicas entre si. Para além disso, a V República e a sua Constituição foram desenhadas à imagem e semelhança de De Gaulle, que abandona o poder, na sequência de um referendo sobre a reforma do Senado, exactamente no ano da fundação (ou refundação) do PS.
  2. Até 1978 o Partido Comunista foi o maior partido da esquerda francesa. Só nesse ano o PS conseguiu melhores resultados do que o PCF nas eleições legislativas. Três anos depois François Mitterand seria finalmente eleito presidente com 51.75% dos votos e tendo como base o Programa Comum da Esquerda.

Sem comentários: