segunda-feira, maio 21, 2012

A final da Taça e o Jamor

Ok, gosto das tradições. Costumo mesmo dizer que sou um tradicionalista não conservador, querendo com isto talvez dizer que a tradição só tem significado enquanto acrescente valor, mesmo que apenas simbólico (digamos que nunca é apenas simbólico...), a um qualquer acontecimento ou instituição. Por isso não concebo Wimbledon sem o branco do(a)s jogadore(a)s, a ausência de publicidade e os morangos com natas (a obrigatoriedade da "vénia" já desapareceu), a final da FA Cup sem Wembley e o hino "Abide With Me", o "Masters" de Augusta sem o "blazer" verde e a Fórmula Um sem o Grande Prémio de Mónaco. E, acho, a monarquia  britânica só pode continuar a fazer algum sentido mantendo a sua "pompa e circunstância", já que no dia em que se tornar tão burguesa como a de outros países europeus, então venha a república que terá outras vantagens.

Tudo isto a propósito da final da Taça no Jamor, claro, e a pergunta que deixo é a seguinte: continuará a fazer sentido manter a tradição disputando a final num estádio sem condições de segurança, maus acessos e fraca comodidade, má visibilidade para os espectadores (a pouca inclinação das bancadas, a pista de atletismo e aquele largo corredor de acesso tornam o jogo num espectáculo que se vê "lá ao longe"), só porque alguns espectadores aproveitam para um "picnic" com o velho garrafão substituído pelo moderno "bag in box"? Isto quando existem uma mão cheia de estádio modernos, sendo que num deles até se irá disputar em 2014 a final da mais importante competição europeia de clubes? O Jamor ainda acrescenta valor à prova? Por quanto tempo e até quando? Faz sentido remodelá-lo, com os custos inerentes, para manter essa tradição? (o "court" central de Wimbledon foi remodelado, por exemplo).  Durante muito tempo, antes da construção dos estádios para o Euro 2004, fui um defensor da manutenção da final da Taça de Portugal no Jamor na medida em que as alternativas não eram muito melhores. Mas antes que a FPF tenha de tomar uma decisão pressionada pelas circunstâncias (Inglaterra remodelou os seus estádios na sequência do desastre de Hillsborough), seria bom que gastasse algum do seu tempo a pensar um pouco sobre o assunto.

7 comentários:

Vic disse...

Concordo em absoluto. Acho que um estádio daqueles, já não faz sentido em alta competição.

Abraço

(lá perdemos, mas não foi das derrotas mais difíceis de engolir, embora sofrer um golo daqueles naquela altura e circunstâncias, e não conseguir recuperar nos restantes 87 minutos, seja frustrante. 1º porque foi com a Académica, 2º prquê pelo menos não houve erros de arbitragens flagrantes, nem as "habilidades" do costume)

JC disse...

Não houve erros de arbitragem flagrantes? Fartei-me de ver "foras de jogo" mal assinalados, se bem que democraticamente distribuídos (valha-nos isso). Mas 2 "pontas de lança" (Edinho e Van Wolfswinkel) falharem tantos golos, até irrita!

ié-ié disse...

Rejubilo ainda mais com a vitória da Académica quando vejo os derrotados (sem apelo nem agravo) dizerem, como diz Vic, "porque foi com a Académica" ou como se auto-justificou aquela figura de pugilista que dá pelo nome de Sá Pinto.

Não há paciência! Aprendam a jogar à bola!

LT

JC disse...

Vá lá, parabéns e sê grande na vitória.

ié-ié disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ié-ié disse...

Claro, nunca me ouviste uma palavra depreciativa sobre o Sporting! Só reajo a provocações! Quando tu, por exemplo, maldosamente, dizes que a Briosa é uma filial do PCP. Até os pusemos borda fora na Taça! Ou quando recebo "parabéns envenenados" de amigos meus benfiquistas que só o fazem para provocar o Sporting! Atenção, não é o teu caso! Por acaso (ou sem ser por acaso), até considerei sinceros os teus parabéns!

LT

JC disse...

E foram. Este ano portaram-se bem, pois eliminaram o FCP e roubaram-lhes 2 pontos nas Antas.Como tb já tenho dado os parabéns aos "lagartos". Ao FCP é que é impossível. Nunca verás tal coisa.