terça-feira, maio 15, 2012

O FCP e a satelização dos clubes da 1ª Liga

Enquanto o meu clube prepara a formação de uma equipa "B" para jogar na II Liga e até, numa operação de contornos pouco e mal explicados, já comprou(!) um campo de futebol especificamente para esse efeito, o FCP continua o seu processo de satelização das equipas da I Liga. Depois de SC Braga, AA Coimbra, SC Olhanense e não me lembro se algum mais, Rio Ave FC e Paços de Ferreira, por via de Fenando Couto e Nuno Espírito Santo, são os senhores que se seguem. Seguir-se-ão, também, os habituais empréstimos de jogadores, num sentido, ou a contratação de outros cuja razão ninguém entende, em sentido inverso, neste último caso apenas tendo como objectivo dar cobertura a uma autêntica injecção de dinheiro nos clubes satelizados. 

Significa isto que o FCP se prepara para competir, na próxima época, num campeonato onde cerca de 1/3 dos participantes poderão ser clubes por si controlados, provando-se assim que o tão falado "sistema" está cada vez mais longe de se restringir apenas ao controlo da arbitragem. Perante este quadro, já não espero qualquer reacção da LPFP, FPF ou até do Governo. Muito menos da UEFA. Mas, pelo menos, gostaria de ouvir o que têm a dizer sobre este estado de coisas Luís Filipe Vieira  e a direcção do meu "glorioso", que mais uma vez se prepara para investir alguns milhões para que, como se verifica, tudo fique na mesma.

5 comentários:

agostinhop disse...

Voc~es vão ter o Estoril para equilibrar.

Vic disse...

Meu caro JC, se realmente é essa a política delineada pelo fcp, não me parece que a coisa fosse lá muito bem delineada. É que o fcp empatou em Olhão. A Académica foi empatar ao dragão e em Coimbra eliminou o Porto para a taça por uns vergonhosos 3-0. É como digo, a coisa não me parece assim tão linear.
Pela sua teoria, o Leiria teria sido satélite do Sporting quando o Sá Pinto lá esteve. E as equipas que o Álvaro Magalhães e o Jesualdo e o Toni têm treinado, seriam satélites do Benfica.
Hum...há nesse raciocínio algo que não bate certo.

Abraço

JC disse...

Não é bem assim, Vic. Da parte do FCP parece-me ser bem claro existir uma estratégia global, pensada e delineada, que não passa apenas por, num momento ou outro, exportar um treinador do "inner circle" do clube. Aliás, só o FCP o pode fazer deste modo, pois tem sido o clube dominante e assim tem estendido a sua influência que já não passa apenas pela "fruta" e pelo "café c/ leite". Repare na guerra que fizeram a Hermínio Loureiro e Ricardo Costa. Tb a Scolari.
Abraço e tudo a correr pelo melhor.

Vic disse...

Sim, mas há os factos e esses são os resultados que são indesmentíveis, JC. E aí tem havido alguns que lhes não são favorãveis. Ora um clube satelizado não iria, como aconteceu com a Académica, eliminar o seu "patrão"

JC disse...

Por vezes acontece... Mas veja o que acontece entre FCP e SCB, por exemplo.