quinta-feira, maio 10, 2012

Oscar Cardozo

Ao contrário do que já li (e peço desculpa por não me lembrar onde) o problema de Oscar Cardozo (e, por acréscimo, do SLB) não é "apenas" o de precisar de uma equipa que jogue para ele: é bastante mais do que isso. Sendo um jogador essencialmente posicional, que não actua nem constrói em "bloco" com a restante equipa, sem poder físico-atlético para grandes arrancadas, acaba por limitar em condicionar o jogo em dois aspectos fundamentais:
  1. Naquilo a que Jorge Jesus chama o "ataque posicional", isto é, a capacidade da equipa para ter a bola e fazê-la circular com eficácia no meio-campo contrário (uma "fraqueza" no modelo de jogo perfilhado por JJ), desse modo contribuindo para provocar desequilíbrios nas equipas adversárias que jogam num bloco muito baixo.
  2. Na chamada "pressão alta", "em bloco", dificultando a capacidade da equipa contrária em "sair a jogar". Aliás, a primeira causa da equipa defender mal, sofrendo muitos golos, começa por estar exactamente aí, nas características de Oscar Cardozo e no modo como a equipa tem de jogar para potenciar as qualidades do seu "ponta de lança". 
A este propósito, e da ausência de propostas relevantes pelo passe do jogador, costumo sempre citar o caso de Peter Crouch, internacional inglês e o jogador europeu mais parecido com o "Tacuara", que nunca se conseguiu fixar numa equipa de topo, estando neste momento a actuar no modesto Stoke City. Digamos que Oscar Cardozo, com todas as suas qualidades, é o exemplo típico de um goleador "fora de moda", que condiciona todo o futebol da equipa onde actua. Um problema para o meu "Glorioso" resolver.

3 comentários:

Vic disse...

Tem graça que eu acho o estilo de jogo de Cardozo parecido com o do Jardel. E até acho que o Jardel dos bons tempos, voltaria a ser o melhor marcador da liga e com quase o dobro dos golos dos que estão agora no topo da lista. O que significa que penso que o problema do Cardozo, é mais de uma questão de esquema da equipa do que dele.
Abraço

JC disse...

o Jardel era melhor. Mas estou de acordo consigo e veja como Jardel nunca conseguiu ir para um grande clube europeu (e não foi só por problemas extra-futebol). O problema é que jogar para Cardozo tem como consequência aos problemas que menciono. E o futebol evoluiu desde esse tempo.

Anónimo disse...

e a fantástica notícia do hino do benfica para mortos? mortos estão todos eles...

JR