quarta-feira, maio 02, 2012

Fernando Lopes (1935 - 2012)


"Belarmino" (1964) foi o primeiro filme que vi de Fernando Lopes. Acho, mesmo, ainda adolescente, o primeiro filme que vi do chamado "novo cinema português". Despedi-me do cinema de Fernando Lopes com "O Delfim" (2002), adaptação de um livro-chave da moderna literatura portuguesa e, para sempre, um dos meus livros de cabeceira. Pelo meio passei por "Uma Abelha Na Chuva" e, para ser franco e honesto, não me lembro se por mais algum (mas acho que não). De qualquer modo, talvez não se possa compreender algum do bom cinema português sem ver  "Belarmino" (também "Verdes Anos", de Paulo Rocha, mas isso é outra conversa). 
Para começar, obrigue-se a ver aqui 

4 comentários:

Vic disse...

Já vi. Um dos melhores filmes portugueses de sempre.

JC disse...

Bom, caro Vic, certamente um filme-chave. Mas é pena um grande número de portugueses não veja algum do bom cinema que por cá se faz (tb se faz mau e mtº mau), como os filmes de João Canijo, Margarida Cardoso ("A Costa dos Murmúrios") e o recente "Tabu" de Miguel Lopes. Qualquer deles bem melhor que mtºs dos "oscarizados" dos últimos anos.

gin-tonic disse...

Impossível falar do cinema português sem encontrar o nome de Fernando Lopes.
Toda a história recente do cinema português tem os filmes do Fernando.
Para além do mais tem o seu labor e intervenção dentro da antiga RTP, dentro do cineclubismo.
E não se poderá esquecer que foi director do Cinéfilo (II Série) uma das mais importantes revistas dos últimos tempos da ditadura e que não conseguiu fugir às dificulades do secror editorial que o 25 de Abril provocou.
Uma grande perda!
Um abraço.

JC disse...

É verdade, esqueci-me do "Cinéfilo". Imperdoável. Fizeste mtº bem em lembrar.
Abraço