domingo, outubro 30, 2011

Nemanja Matic

Sim, eu sei que Rodrigo marcou dois golos e um deles de execução primorosa, tanto na rapidez de desmarcação como na irrepreensível técnica de remate com o "pé contrário" (e tive a sorte de isto ter acontecido mesmo à minha frente). Mas vou falar de quem fez ontem, globalmente, a melhor exibição da equipa e a sua melhor desde que chegou ao clube: esse mesmo, Memanja Matic. É um futebolista típico da ex-Jugoslávia: estampa atlética, bons pés, mas com algum "déficit" de agressividade e rapidez, alguma "macieza". Mas, ao contrário do que acontece com Javi Garcia (mais rápido e assertivo sobre a bola e mais agressivo na sua disputa), a sua técnica permite-lhe também sair a jogar e conduzir a bola com a-propósito, galgando terreno com facilidade, sendo também superior ao espanhol naquilo que normalmente se designa por compreensão e "visão de jogo". Estas suas características permitem à equipa construir as suas transições ofensivas com "pés e cabeça" desde os sectores mais recuados e, quanto a mim, foi essa a principal razão porque o SLB ontem se instalou tão facilmente no meio-campo contrário, de tal modo que o S.C. Olhanense quase se limitou a ver jogar durante a primeira parte e largos minutos da segunda. Acresce que, com estas características, Matic poderá ainda jogar, em alguns jogos, a nº 8, no impedimento de Witsel, ou em períodos finais dos jogos em que seja necessário controlar o adversário, ao lado de Javi, sem que a equipa perca demasiada projecção ofensiva. Esperemos continue a evoluir, pois, se isso acontecer, será sempre uma opção a ter em conta.

3 comentários:

Anónimo disse...

Caro JC

Subscrevo a muito boa exibição do Matic (sem dúvida a melhor que fez desde que está no glorioso). Algumas pequenas falhas na 2ª parte. Aspectos técnicos a melhor, e teremos um jogador para encher o meio campo.
Rodrigo esteve nos golos (com execelente execução técnica e sentido de oportunidade) e pouco mais.
Quanto ao jogo...durou até ao 2-0. Depois foi parar para descansar que 4ª feira há mais...com os sustos habituais dos últimos minutos, apesar de ter sido sempre controlado pelo glorioso e com a confiança de saber que na baliza está o melhor guarda-redes que por lá passou nos últimos anos. Sofrer golos daquela forma só por excesso de confiança.

Cumprimentos

JC disse...

A execução técnica de Rodrigo no 1º golo é fabulosa. Técnica de remate - que é coisa que mtºs jogadores portugueses descuram - impecável. Quanto ao sofrimento, já me vou habituando...

Anónimo disse...

É sim senhor.