quinta-feira, outubro 20, 2011

As televisões e os políticos/comentadores

Deve um político ser pago enquanto comentador televisivo? A pergunta está mal formulada, e o que se deve perguntar, isso sim, é: deve um político no activo exercer as funções de comentador televisivo? E aqui a minha resposta terá de ser um rotundo e definitivo "NÃO", tal como um treinador de futebol no activo não deve ser comentador desse desporto. No caso da política, essa função, devidamente remunerada, deveria ser entregue a jornalistas, politólogos e académicos e, vá lá, políticos já retirados. O problema é que as televisões, mais do que locais de análise e debate político e ideológico, se foram deixando resvalar para o terreno (privilegiado) do combate político e ideológico e de afirmação dos interesses corporativos, o que acabou por contaminar toda a sociedade e estabelecer os parâmetros do que se passou a entender, na generalidade, como debate e comentário. No fundo, o mesmo foi acontecendo com a análise e comentário desportivo, que se foram paulatinamente transformando em boçal combate clubístico.

Enquanto serviço público de televisão, deveria a RTP dar o exemplo e estabelecer regras muito claras quanto a estas questões, não se limitando a não remunerar os políticos/comentadores mas pondo fim à existência de tal figura. E, já agora, também aos programas desportivos transformados em arma de arremesso clubístico.

4 comentários:

Anónimo disse...

Caro JC

De uma forma mais direta, diria que se trata de uma questão de tachos.
É fartar vilanagem. Paga o Zé...e pronto.

Cumprimentos

JC disse...

Não é bem assim. Quem convida são as TVs, sendo por isso as responsáveis, e os políticos limitam-se a aproveitar desse facto. Tb não podemos ver "tachos" em tudo.

gps disse...

Concordo

Não sei se conhece

http://www.facebook.com/photo.php?v=287127401305010

JC disse...

Em relação ao link, devo dizer que, em democracia, os políticos, caso não cometam crimes previstos na lei, já são julgados e premiados ou punidos, pelos cidadãos, nas eleições.