domingo, outubro 23, 2011

Primavera árabe?


Pergunta (especialmente dirigida à deputada europeia Ana Gomes - mas não só): será a isto que chamam "primavera árabe"? Tenham medo; tenham muito medo.

2 comentários:

Anónimo disse...

Mais ao lado, no Egipto, onde começou a dita "Primavera", terra ancestral que, ao longo de faraós, gregos, romanos, conquistadores, sultões, nacionalismo árabe, nunca chegara a conhecer um mínimo sinal de democracia, tudo continua igual ou pior ainda.

A elite militar apenas deixou cair Mubarak para apaziguar os revoltosos, continuando a vigorar o sistema repressivo de sempre, onde não faltam torturas e julgamentos sumários a milhares de contestatários.

As imagens repugnantes da aplicação de choques eléctricos em detidos imobilizados, aparentemente para deleite dos verdugos, circulam no Youtube.

Por outro lado, o radicalismo das irmandades muçulmanas não tardará a impor uma "limpeza" aos "não irmãos" coptas.

Uma maldição digna de Tutankamon que persiste qual múmia embalsamada.

Cumprimentos

JR

JC disse...

Democracia implica um conjunto de condições sociais e estruturais, entre as quais a existência de uma classe média e uma "sociedade civil" fortes e autónomas que dificilmente me parece estejam presentes no Egipto, apesar de - confesso - nunca ter estado no país. Além disso, o tema das "primaveras árabes" foi mtº deficientemente tratado pela comunicação social. Ignorância e voluntarismo.