quarta-feira, dezembro 02, 2009

Rui Moreira, David Luiz e o "Trio de Ataque"

Se alguém ainda tinha dúvidas sobre para que servem aqueles pseudo-programas de análise futebolística em que personalidades públicas travestidas de comentadores peroram durante cerca de duas horas, 90% desse tempo a falar dos árbitros e dos penalties por marcar, teve ontem, no “Trio de Ataque” (RTP N), mesmo assim o menos degradante de todos eles, uma resposta concludente: uma das suas utilidades é pressionar árbitros e condicionar jogadores. Neste caso foi o portista Rui Moreira que, aproximando-se o SLB-FCP, resolveu condicionar o comportamento desportivo e técnico do jogador benfiquista David Luiz tentando, simultaneamente e por via de pressão exercida sobre os árbitros para sancionar a sua conduta através da amostragem de cartões, afastá-lo desse jogo.

Sem dúvida inteligente; mas não me parece ser este o tipo de programas e o padrão de comportamentos que competem ao serviço público de televisão divulgar.

5 comentários:

gps disse...

1) Se o JC pode (e bem) comentar

Por que será que afirma se trata de "personalidades públicas travestidas de comentadores"

2) Acha que Rui Moreira está ao serviço do FCP ?

(até considero que é um dos comentadores menos facciosos)

3) Se acha degradante, por que vê ?

4) Quanto à frase

"uma das suas utilidades é pressionar árbitros e condicionar jogadores".

Será assim tão errado afirmar que o David Luíz é um jogador viril.

Não será essa opinião influenciada pelo facto dos outros membros do painel afirmarem constantemente que Bruno Alves é muito viril (o que é igualmente um facto inquestionável)

Será que os árbitros são assim tão influenciados pelo programa. Se isso fosse verdade, o Bruno Alves seria expulso em quase todos os jogos

JC disse...

1. Não sou, nem este "blog" é, serviço público de coisa nenhuma, caro GPS.
2. Acho Rui Moreira está, mais precisamente, ao serviço do seu projecto de ser um dia presidente do FCP.
3. Raramente vejo. Desta vez vi uns minutos, no rescaldo do SCP-SLB, Mas, mesmo assim, repare que o considero o "menos degradante". Os outros, da SIC N e da TVI 24, nunca vejo.
4. Refiro bem, "desta vez". Admito os outros façam o mesmo. Aliás começo por generalizar e só depois falo deste caso específico de Rui Moreira.
5. David Luiz é viril, mas não violento. Ainda um pouco imaturo e, para mim, bom jogador mas ainda nada do que para aí se diz: erra demasiadas vezes. Quando e se deixar de o fazer, será um excelente jogador. Bruno Alves, um excelente profissional e jogador, era violento. Ultimamente, parece ter refreado essa violência, o que só o beneficia.
Posso recomendar oiça o "Jogo Jogado" da TSF? Sem ser excepcional é o melhor que se pode ouvir por aí. Recomento tb o blogue "Entre Dez", cujo link encontra aqui no GM. Nem sempre concordo, e mtªs vezes discordo das análises de ambos, mas procuram analisar o futebol com alguma inteligência.
Cumprimentos

Luzes disse...

1)Este blog não é serviço público, isso parece-me claro. Segue mais um propósito benfiquista.

2)Espero que Rui Moreira venha a ter um cargo de relevância no FC Porto, porque pelas ideias e ideais se percebe que será sempre uma mais-valia para o clube.

3)Por ver tão poucas vezes o programa e, sendo assim, havendo total ausência de matéria para poder analisar o que é bom ou mau nesses programas, e embora admitindo que não são grande coisa, estranha-me que pegue no programa que penso ter os melhores comentadores, ou pelo menos os menos facciosos. A roçar o ridículo é utilizar a expressão "menos degradante" como forma de adjectivar a pessoa de Rui Moreira.É a menos degradante, mas é sobre ele que o post se trata?E a parte das personalidades públicas travestidas de comentadores é para quem?Pelo teor do seu texto,não me parece que seja dirigido ao Hugo Gilberto, ao António Pedro ou o Rui Oliveira e Costa lá no fundo.Parece-me a mim que Rui Moreira, a acreditar nas suas palavras, é o mais degradante.Isto onde figuram personalidades como Dias Ferreira, Silvio Cervan, Guilherme Aguiar, Fernando Seara e Poncio Monteiro neste género de programas. De todas as anteriores, escolheu o Rui Moreira,bravo.

4)A análise futebolística deste programa tem muito mais do que árbitros e penalties.Eu vejo o Trio de Ataque desde o tempo do Paulo Catarro como moderador.Depois foi o Carlos Daniel e agora o Hugo Gilberto.Consegue ver que a chave está na qualidade dos seus intervenientes?Só grandes jornalistas e,convenhamos,bons comentadores que sabem falar de futebol,se documentam,investigam e vão preparados para cada programa. Não é chegar ali e mandar bitaites, em que quase se atropelam e durante 2h nada se percebe.Saiba que o Dias Ferreira já foi do Trio de Ataque(naquela altura com outro nome)e o programa foi interrompido,EM DIRECTO,pelo Paulo Catarro por se demonstrar que o Sr Dias Ferreira não parava de dizer calúnias.Cometem erros sim senhor, mas toda gente os comete.

5)Admitindo que vê mesmo pouco o Trio de Ataque e não saiba o que antecedeu essas palavras de "pressão" do Rui Moreira, vou continuar com os números 'tá bom?!

6)O Rui Moreira falou no David Luiz como todo o mundo fala do David Luiz. Durante 1 mês de futebol, o David Luiz fez 3pénalties e teve jogadas que resultariam em 3 expulsões. Nenhum pénalti marcado e 2 cartões amarelos (talvez 1) mostrado.

7)O Rui Moreira falou no Sr Lucílio Baptista (SLB) porque o FC Porto não gosta deste árbitro. O Benfica também não,mas a taça da liga,denominada carinhosamente pelos sportinguistas de taça lucílio,foi-vos dada por ele.

8)Ora isto foi considerado uma provocação de Vítor Pereira,principal responsavel na nomeação dos árbitros,nomeando um árbitro no seu último ano de carreira,fora de forma,mau árbitro e com um passado mto pouco pacífico em relação a ambos os clubes.

9)E falando doutras arbitragens,é verídico e os factos comprovam que neste campeonato,em caso de dúvida,deve-se beneficiar o Benfica.Se tem dúvidas conte os pénalties e livres directos que o benfica tem este ano e vai ter uma surpresa chocante.

10)Gosto mto do Trio de Ataque e do Jogo Falado também.Luis Freitas Lobo,também da RTP e de A BOLA,e João Rosado, Sporttv. Mas esses são analistas,é uma forma mto mais científica de ver futebol.Diria que o programa perfeito seria uma mescla destes 2.Até lá, vejam-se ambos.

11)Dizer que o Rui Moreira é o menos degradante e fazer dele assunto para o seu texto parece-me,no mínimo,hipocrisia. É como dizer: "Ele até é bom rapaz, mas rouba à mãe para comprar droga." Quase que se desculpa por dizer que ele é menos degradante que os outros.Quase...

12)Parece-me que é um benfiquista travestido de escritor.

13)Parece-me que precisa de ver os programas para executar melhores juízos de valor.Pq vê-los mto de vez em quando e escrever isso demonstra ignorância.É necessário fundamentar antes de atacar/alertar com essa especificidade.

15)Sim, sou portista

JC disse...

Como é óbvio, neste "blog" não se responde a comentários como os dois últimos.

Luzes disse...

Não sendo óbvio para a maioria, o último comentário é de uma elegância e escrita ímpar. E o JC diz que é óbvio, mas discordo. Não vejo o porquê de não retorquir ao meu comentário, embora nunca fosse meu desejo que o fizesse quando o escrevi. Forte abraço