quinta-feira, dezembro 31, 2009

Um despretensioso "post" de fim de década...

O vinho tem destas coisas... Ontem, ao abrir com bastante desconfiança a primeira de umas quantas garrafas de um singelo Cartuxa branco do já longínquo ano de 2005, guardado ou abandonado ao deus dará numa arrecadação de apartamento lisboeta com humidade a mais e temperatura “assim-assim”, dei com um vinho tão esplendoroso quanto um simples Cartuxa branco a tal pode aspirar. Para bem ou para o mal, acho, no final desta década tão pouco gloriosa, só um vinho, mesmo que despretensioso e talvez por isso mesmo, nos pode ainda surpreender...

4 comentários:

gin-tonic disse...

Privilégios, ou uma sorte do caraças, caro JC
Um bom começo de nova década.
Um abraço

JC disse...

Ambos, caro Gin-Tonic!
Uma excelente década tb para ti e família. E para o "glorioso", claro!

Anónimo disse...

O Caro JC encontrou um Cartuxa. "Congratulations"!.

Por falar em "Congratulations", da minha parte, a minha fortuna foi fazer copy/paste do blog do Mr. Ié-Ié para os meus apontamentos, não só do "bouquet"do Cliff Richard - conhecido cantor de "Mistletoe and Wine", além daquele tema -, mas também do Morgado da Torre,Viegas Louro, Mouchão, Grous, Jorgenssen/Cortes de Cima,Álvaro Castro, branco "encruzado" da Sogrape,Luís Pato e Carlos Campolargo, para já não falar no Barca Velha ( ainda bem que os juros estão baixos pois vou ter que me endividar para poder sugar este último até à última gota !).

Com estas referências e enoteca - não ouso duvidar e poria as mão no fogo (outro fogo) - o ano de 2010 vai ser, simplesmente,“HOT” !
Não bastava o aquecimento global !

A este propósito, não resisto a transcrever excerto da letra do fado da Amália,"Oiça lá Ó Senhor Vinho" da autoria de Alberto Janes, cuja "vinofilosofia" assino por baixo:

" ....
Eu já fui", responde o vinho,
A folha solta brincara ao vento,
fui raio de sol no firmamento
que trouxe a uva, doce carinho.

Ainda guardo o calor do sol
e assim eu até dou vida,
aumento o valor seja de quem for
na boa conta, peso e medida.

E só faço mal a quem
me julga ninguém
e faz pouco de mim.
Quem me trata como água
é ofensa, pago-a!
Eu cá sou assim."

Vossa mercê tem razão
e é ingratidão
falar mal do vinho.
E a provar o que digo
vamos, meu amigo,
a mais um copinho!"
SIC

JR

JC disse...

Atenção: a marca dce Viegas Louro é Quinta do Mouro; o Álvaro Castro tem várias marcas a diferentes preços, algumas em parceria c/ o Dirk Niepoort.
Bom Ano.