sexta-feira, dezembro 04, 2009

Carvalhal e Liedson (mas também Moutinho)

Digo eu – que gosto de dizer coisas – que o SCP tem dois jogadores que, por provas dadas ao longo de várias épocas, possuem qualidades e categoria futebolística acima da mediania: João Moutinho e Liedson. Isto, apesar das promessas de um Miguel Veloso, até agora mais desejos da imprensa desportiva e da direcção financeira do clube do que realidades de “jogo jogado”.

Tendo dito isto, seria inteligente e mandariam o bom senso e as regras da boa gestão que Carlos Carvalhal, chegado ao clube, tentasse definir os princípios e construísse o modelo e sistema de jogo da equipa com base nestes dois jogadores, potenciando as suas qualidades e disfarçando o melhor que pudesse os seus pontos mais fracos, que todos os têm. Até porque, num caso pela sua idade (Liedson) e noutro pelas suas características (Moutinho), são ambos jogadores que não se antevê possam vir a abandonar o clube no curto prazo.

Carvalhal, ao arrepio do que acima afirmei, parece ter decidido de modo diverso e antagónico, atirando o pobre Liedson às feras no circo da área e colocando Moutinho quase como um segundo “pivot” defensivo. O resultado está já à vista: Liedson, que mesmo quando não marca chateia que se farta a defesa adversária (basta ter visto os últimos jogos da selecção e o jogo contra o SLB para o comprovar) já entrou em rota de colisão com o treinador. Como benfiquista, agradeço a Carvalhal, em época natalícia, a graça concedida. A ambos, Liedson e Moutinho, passo a informar que, caso queiram, o meu clube terá sempre à sua espera um lugar à medida dos seus desejos, perfis e ambições: no primeiro caso, ao lado de Cardozo, como opção a Saviola; no segundo, alternando com Aimar. É só quererem.

4 comentários:

Anónimo disse...

Caro JC

Parece que o Veloso também descai fora do seu lugar.

Os leões quiseram arranjar um émulo de Jorge Jesus que fizesse no Alvalade XXI aquilo que este tem feito na Luz.

Porém, Carvalhal aparenta ser uma emenda pior que o soneto.

As aquisições (Caicedo, Fernandez, Postiga etc. ) também não ajudam.

Agora que os leões ( e outras feras) foram proibidos no circo, parece que só vamos ter leões versão "zoo" sem poder mostrar a garra.

Ainda vão ter saudades do Paulo Bento e do seu circo em losango.

Com os cumprimentos
JR

JC disse...

Tb não era grande circo, o do Paulo Bento. E, por falar de circo, o problema é que sem dinheiro não há palhaços. E como proibiram os animais, onde estará então o circo? Pelo que se tem visto por lá, nas claques, infelizmente!

Anónimo disse...

AHAH!
"Sem dinheiro não há palhaços".

Ao menos poderiam voltar a dar relevo às modalidades amadoras.

Considero um "harakiri" desportivo, cuja vítima é o próprio Sporting como clube, o abandono de modalidades como o Hóquei em Patins e o Ciclismo onde os leões tinham grandes tradições.

Quem não lembra uma equipa de hóquei com Ramalhete, Rendeiro, Chana, Livramento que ganhou tudo que no mundo havia para ganhar.

E uma equipa de cilcismo com Joaquim Agostinho e Firmino Bernardino.

E uma equipa de atletismo com Carlos Lopes e Fernando Mamede.

Quem terão sido o(s) cérebro(s) que dispensaram essas amadoras de grandes pergaminhos?.

O Benfica, felizmente, não prescindiu dessas modalidades e assim vai alimentando de conteúdos o canal Benfica TV, além de formar atletas e conquistar novos públicos e adeptos.

Ainda há duas semanas conseguiram a proeza de serem o único grande clube europeu a estar presente na Final Four em Futsal.

É também desta massa que se fazem os grandes clubes num mundo da multimedia onde são necessário conteúdos variados para além do futebol.

Retire-se Liedson e Moutinho, e o que sobra de relevo ao Sporting como clube?

JC

JC disse...

Confesso não ligar mtº às modalidades ex-amadoras do meu SLB. Nem sabia disso do Futsal. Fui uma vez ao basket, nos anos 90ver um jogo contra o Panathinaikos, quando o SLB tinha aquela equipa fabulosa. Por isso, não falo do que não sei. Mas lembro-me de grandes desportistas do Sporting, claro, entre os quais os que cita. Muitos eram os n/ ídolos e até esqueciamos que eram "lagartos".