segunda-feira, dezembro 21, 2009

Notas breves sobre uma vitória saborosa

  1. Claro que Saviola marcou o golo e Carlos Martins fez uma bela primeira parte no lugar de Aimar; aliás, sempre afirmei que, lesões à parte, é a melhor alternativa ao argentino. Também Urreta terá sido uma boa surpresa, mas, melhor ou pior, não me lembro de o ver fazer um mau trabalho sempre que é chamado. No entanto, para mim, o melhor em campo terá sido Javi Garcia, o pêndulo desta equipa. Alguém se lembra de o ter visto cometer um único erro durante todo o jogo ou de não estar no sítio certo?
  2. Uma nota para David Luiz, cuja imaturidade tantas vezes aqui tenho assinalado. Apesar de um cartão amarelo – correspondendo o árbitro a um pedido nortenho que já tem cerca de um mês - soube sempre manter longe a má exuberância e chamar apenas a boa. Mais: já depois de ter visto o cartão, soube sempre manter-se bem longe daqueles “ajuntamentos” onde não raro cabeça e o sangue sobem de temperatura. Porque não se comporta sempre assim?
  3. Uma última nota: este foi o FCP mais fraco e com menos ambição que, desde há muito, me lembro de ver na Luz.
  4. Um agradecimento aos comerciantes chineses: um guarda-chuva de apenas €4, comprado propositadamente para o efeito pelo seu baixo preço uma hora antes, protegeu da intempérie dois ferrenhos benfiquistas entre a estação de metropolitano do Alto dos Moinhos e a "revista" de segurança na entrada do estádio da Luz, onde foi deixado como manda a lei. Apenas umas centenas de metros e pouco mais de uma hora de vida útil, mas um serviço inestimável.

11 comentários:

JC filho disse...

Só para acrescentar. Não me lembro de uma oportunidade do FCP durante todo o jogo! Foi claramente o Porto mais fraco que vi jogar na Luz nos últimos anos, ao que não é indiferente ser o SLB mais consistente dos últimos anos tb!

Anónimo disse...

Excelente análise.
Urreta é um valor (que não tem sido utilizado) que até terá cerebro (coisa que como sabemos não existe no Di Maria).
Não esqueçamos o Ramires e o seu espirito de sacrificio, bem como uma excelente defesa do Quim.
Ontem o glorioso jogou à Benfica. Esperemos que o faça muito mais vezes.

JC disse...

Lembro-me de uma, digamos... 1/2 oprtunidade: um remate de fora da área que tabelou num jogador do SLB e, assim, poderia ter traído Quim. Passou 2 m ao lado c/ Quim a lançar-se para o lado contrário. Jogo, de facto, c/ garra e mtª maturidade.

Anónimo disse...

O Porto fez uma joga...só que, o SLB, fez uma grande joga...o meu titulo fundador ficou vago, espero que o meu amigo, sócio com 65 anos, Manel da Musica, tenha levado alguem para o ocupar aquele lugar fabuloso

Anónimo disse...

65 anos de associado, refira-se

JC disse...

Não acho, caro anónimo, que o FCP tenha feito uma joga e o SLB uma grande joga. O SLB, desfalcado de jogadores essenciais como Di Maria, Aimar, Coentrão, Amorim e Sidnei, e com Ramires preso por cordéis - convém lembrar -, com uma arbitragem "in dubio, pro FCP", fez, isso sim, uma demonstração de maturidade e confiança, coisa que falhou em Braga, Alvalade e Olhão. Bastou para ganhar a um fraco FCP. E, claro, quem tem 65 anos de associado do "glorioso" merece muitas vitórias.

gin-tonic disse...

Se bem re tembras, e face a um certo pessimismo que demonstavas, te disse que podia ser um dia de surpresas...
Como não sou bruxo nem adivinho resumia a minha ideia numa certa arrogaância Jesuldiana, que acabou por se pegar à equipa, e que as várias limitações do "Glorioso", por vezes, provocam, estados de alma que tudo ultrapassam. Apenas isso!...
Lamenta-se apenas a paragem natalicia... inadmissivel. É por estas e outras que o futebol inglês é o que é: um gosto, um espectáculo, uma festa.
Que pena aquele Urieta estar tapdo pelo Di e pelo Coentrão. Se eu mandasse, e se alguém se chegasse à frente, o Di rumava a outras paragens e o seu lugar estaria garantido.
No resto o acordo com os teus comentários.
Um abraço

anónimo 2 disse...

"O SLB, desfalcado de jogadores essenciais como Di Maria, Aimar, Coentrão, Amorim e Sidnei" ??

O JC juntou titulares com suplentes ?

Segundo Pôncio Monteiro o golo terá sido precedido de falta. Será ?

JC disse...

Amorim não se pode considerar bem um suplente. Quanto a Sidnei, na ausência de Di Maria e Coentrão, teria permitido, se necessário, mas uma opção antes ou durante o jogo: deslocar David Luiz para defesa esquerdo e avançar Peixoto. Embora Pôncio Monteiro não mereça qualquer credibilidade (tal como Barroso ou Seara)com rigor, o golo do SLB não é precedido de falta. Mas na jogada anterior (podemos considerar assim) existe, de facto, um fora de jogo não assinalado. E na 2ª parte um penalty contra o FCP não assinalado que daria a expulsão de Roderiguez. Mas isso são contigências do jogo e a não ser em casos de gravidade extrema me verá aqui a discutir arbitragens.
Caro Gin-Tonic: Felizmente o Jesualdo tem destas coisas: quando joga contra adversários que receia muda a equipa e trama-se. Aquela de pôr a jogar o Guarin e tirar o Beluschi só a ele lembrava. A "malta" agradece! Mas, para mim, e curiosamente, o SLB começa a ganhar o jogo c/ a ausência de Aimar. C. Martins ocup mais terreno, é mais agressivo e pressiona melhor. Assim, permitiu que a equipa ocupasse bem melhor aquele espaço central do meio-campo (que eu costumo dizer é o ponto fraco do modelo de jogo da equipa, lembras-te?)e o ganhasse ao FCP. Sem Aimar perde-se criatividade mas ganha-se em eficácia e equlibrio no preenchimento de espaços. Contra as melhores equipas isso é importante. Lembras-te que em Alvalade Jesus teve de deslocar Ramires para o centro?
Abraço e Bom Natal a todos

filhote disse...

1. Gin-Tonic: vender o Dí Maria será belo negócio. Um dia. Porém, nunca agora que o Angelito nos proporciona obras de arte em série. Pode faltar-lhe cérebro, mas sobra-lhe genialidade. Não é comparável ao Urreta e ao Coentrão. Se o Benfica exala confiança é por causa de jogadores como o Dí. Jogar com grandes jogadores sempre fez alguma diferença...

2. JC: o Javi foi extraordinário, concordo. E o que dizer do Saviola que recuava da sua posição para literalmente estrangular a saída do Porto para o ataque?

3. Não se deve comparar Aimar com Carlos Martins. O português é um bom jogador, o argentino é um "Deus" da bola, ídolo inspirador do actual melhor jogador do mundo. Aimar não serve para enfrentar equipas fortes? E o Everton? O que é que aconteceu aos ingleses quando se meteram com os 3 argentinos? E as exibições de Aimar contra Sporting e Porto na época passada? Para mim, a magia do Benfica reside nos 3 argentinos, e ainda só vamos a meio da festa...

4. E o Ramires, JC? Continua a ser o tal "patinho feio"?...

Grande abraço e Feliz Natal!!!!

JC disse...

Filhote:
Claro que não se pode comparar Aimar c/ Carlos Martins. Com CM perde-se em técnica e genialidade mas ganha-se em agressividade, capacidade pressionante e amplitude de terreno coberto. Ora isso atenua um dos pontos menos fortes do SLB. Daí eu dizer que CM pode ser muito útil em jogos mais equilibrados e contra adversários que conheçam mtº bem o SLB.´E repara que o Saviola só podia fazer o que mencionas pelo facto do CM percorrer outros terrenos, que não tradicionalmente os de Aimar. A equipa ficou mais compacta e equilibrada.
Quanto ao Ramires, tem estado bem melhor. E com férias e s/ lesões penso será um jogador ainda mais importante no equilíbrio da equipa.
Abraço e Bom Natal