quinta-feira, dezembro 10, 2009

História(s) da Música Popular (149)

The Shirelles - "Boys"

The Shirelles - "Baby It's You"
"Under The Influence" - The original songs of the "British Invasion" (XXXII)
Os “girl groups” floresceram nos USA nos anos 50 e 60 do século passado, na sua grande maioria com uma forte ligação a produtores e compositores do Brill Building. Phil Spector terá sido o “primus inter pares”, no caso dos produtores, tendo mesmo casado, para o bem mas mais para o mal, com Ronnie Bennett, depois Spector. Dos compositores que estiveram por detrás dos “girl groups” claro que Gerry Goffin e Carole King, Barry Mann e Cynthia Weil e Jeff Barry e Ellie Greenwich, talvez os mais emblemáticos do Brill Buildig, ocuparam lugar de relevo, mas também Leiber e Stoller, Burt Bacharach e Hal David e até mesmo o fantástico trio da Motown Holland (Brian)-Dozier- Holland (Edward).

Sobre algumas das várias histórias que envolveram os “girl groups”, e também sobre alguns deles, já por aqui falei no capítulo dedicado ao Brill Building. Resta-me acrescentar que também a “British Invasion” e o seu mais emblemático grupo, os Beatles, não foram alheios ao seu fascínio e por ele se deixaram “embeiçar”. Assim, da sua discografia oficial “não póstuma” fazem pelo menos parte quatro temas originais de “girl groups”: dois das Shirelles, “Boys” e “Baby It’s You”, de 1960 e 1961, sendo o segundo da autoria de Bacharach e David (o único tema da dupla que os Beatles gravaram) e ambos incluídos no álbum Please Please Me, de 1963, “Chains”, das Cookies (1962 – Goffin e King), incluído no mesmo álbum e “Please Mr. Postman”, das Marvelettes (1961), incluído no álbum With The Beatles, de 1963.

Comecemos pois pelas Shirelles... com a surpresa de “Boys” ter sido o primeiro tema gravado pelos Beatles interpretado por Ringo.

Sem comentários: