segunda-feira, maio 25, 2009

O "Polvo". Ou será o "Sistema"?

Jorge Costa, antigo capitão do FCP, treinou o Sporting de Braga, onde Jesualdo Ferreira, actual treinador do mesmo FCP, já tinha exercido funções. Entre os dois clubes está estabelecida uma prática reconhecida de empréstimo, compra, venda e troca de jogadores. Actualmente, Jorge Costa treina o Sporting Olhanense, recém promovido à liga principal e onde actuam cinco jogadores emprestados pelo FCP.

Por sua vez, Daúto Faquirá, que redigia relatórios sobre os jogadores que treinava posteriormente entregues ao FCP, exerceu a sua profissão no V. de Setúbal e Estrela da Amadora, clubes onde nos últimos anos militaram jogadores cedidos pelo FCP e/ou onde este clube efectuou várias contratações, algumas delas a preços de “saldo”.

Domingos Paciência, antigo jogador de referência e treinador das camadas jovens do FCP, treinou a Académica, clube onde têm actuado também alguns jogadores cedidos pelo FCP e onde este efectuou pelo menos uma contratação (Lino) que ninguém terá muito bem entendido. No próximo ano, Domingos Paciência será substituído no cargo de treinador da AAC (OAF) por Carlos Azenha, antigo adjunto de Jesualdo Ferreira no FCP (não sei se também no Sporting de Braga).

Alguém acharia estranho que o próximo destino de Domingos Paciência fosse o Sporting de Braga?

18 comentários:

gin-tonic disse...

Perco-me por teorias de conspiração.
E esta está bem esgalhada e plena de veracidade.
Mas quem se importa?

JC disse...

Não é nenhuma teoria da conspiração, Gin-Tonic. Como bem dizes, é a verdade.

ié-ié disse...

O Domingos vai pró Braga?

Paciência...

Porque saiu da Académica?

LT

JC disse...

Rescindiu c/ AAC (OAF) para ir para o Braga, LT! Mandado pelo FCP!

ZP disse...

O Domingos tem sido muito elogiado e é natural que queira prosseguir a sua carreira num clube com outras aspirações

Mas será que vai para Braga ? Afinal o Braga ainda tem treinador. Será que é o Pinto da Costa que também vai "mandar" o Jesus para a Luz :)

ZP disse...

Os Portistas falam muito e mal do Benfica.

Mas o inverso também se verifica

Sinal da grandeza actual de uns e da grandeza de outrora de outros

ZP disse...

Estas teorias de conspiração já me fazem lembrar as teorias do Octávio Machado no ContraInformação

Era tudo culpa dos Irmãos Oliveirinha:

CRISTIANO RONALDO / MADEIRA;

MADEIRA / ÁRVORE;

ÁRVORE / OLIVEIRA;

OLIVEIRA / IRMÃOS OLIVEIRINHA

ZP disse...

O Carlos Azenha é uma aposta da Académica

Porque todos os clubes portugueses julgam que haverá por aí outros Mourinhos e o homem até tem um percurso algo similar ao Mourinho:

Não se destacou no futebol
Deve ter curso superior
Fala bem (é comentador do Domingo Desportivo)
Veste bem
Foi adjunto do FCP

Mas se o Polvo realmente existe, porque será que o Carlos Azenha não conseguiu arranjar equipa este ano (ele deixou o FCP no fim da época passada para iniciar a carreira de treinador, contudo passou o ano sem conseguir "emprego")

Se fosse o Pinto da Corta a mandar no "sistema", certamente que já teria sido contratado (para o Vitória de Setúbal, por ex.)

O Académica também já tinha apostado num "potencial" Mourinho há 2 ou 3 anos mas esse "jovem lobo" não foi muito bem sucedido
Pod

zp disse...

Da net

"Um apaixonado pelo futebol que não se cansa de querer mais", diz Toni (ex-Benfica).

Aos 40 anos, após um longo caminho de aprendizagem, Carlos Azenha alcançou a glória como adjunto de Jesualdo no FC Porto.

Conseguiu-o, curiosamente, no primeiro ano em que trabalharam juntos [AFINAL NÂO FOI ADJUNTO NO BRAGA; LÁ SE ESFUMA UMA DAS PROVAS DA CONSPIRAÇÃO] e depois de divergências entre ambos, conforme o DN noticiou, podem desfazer a dupla de treinadores.

A relação com o treinador principal, essa, já vem de longe. Conhecem-se desde os tempos da Faculdade de Motricidade Humana, onde ambos chegaram a dar aulas.

Embora tenham 20 anos no bilhete de identidade a separá-los, sentiram-se unidos na paixão pelo futebol. Jesualdo ainda quis levá-lo para o Benfica, em 2001, quando era adjunto de Toni, mas a escolha acabou por recair em José Gomes. A amizade manteve-se e, com a saída do Sporting de Braga, o treinador chamou Azenha para o acompanhar no Bessa.

A partir daí a história já é conhecida. No FC Porto foi sempre uma espécie de número dois. Chegou com a pomposa denominação de "metodólogo", que acumulava com a preparação física. Nos treinos foi sempre vê-lo a orientar os exercícios que conhecia tão bem como o próprio Jesualdo Ferreira.

"Tem enorme importância na equipa técnica do FC Porto", acrescenta Toni. "Tem grande conhecimento do futebol, relaciona-se bem com o grupo, mostra capacidade de liderança, tem sentido de lealdade e é frontal", frisa.


Em 1991 já fazia estatísticas do Mundial de juniores. Depois, licenciou-se com 17 valores em Desporto e ficou a dar aulas na Faculdade de Motricidade Humana. Quando percebeu que a faculdade não podia dar-lhe mais viajou pela Europa. Estagiou com Lobanovski, Arrico Sacchi, Vujadin Boskov, Alberto Malezani e Van Gaal. Pelo meio adquiriu enormes mais-valias. "É um jovem competente e de enorme seriedade." Palavra de Toni.

ZP disse...

Ouvi que o candidato á presidência do Benfica, Bruno Carvalho, pretendia contratá-lo para o Benfica

Andam à procura de um novo Mourinho

Ver nisso sinais de conspiração é ter muita imaginação (ao contrário do que disse no blog do ié-ié)

JC disse...

Bom, caro ZP, entretanto li ou ouvi hoje que talvez não seja para a Académica mas para o V. de Setúbal que Carlos Azenha irá. De qualquer modo, nada muda: o Vitória é um dos tentáculos do Polvo.

ZP disse...

Isto de ser anti-FCP é um dogma :)

Não é preciso ter provas, basta insinuar ?

Então porque razão não foi para lá no ano anterior ?

Outro assunto:

Afinal o Jesualdo já estava contratado desde o jogo com o Manchester e não se andava a rebaixar como insinou o JC

JC disse...

Diz ele, Jesualdo. Who Knows?

ié-ié disse...

Tiro na água! Teoria pela borda fora! Acontece...

LPA

JC disse...

Onde está o tiro na água, LT? Não vislumbro... Favor explicar.

ié-ié disse...

Carlos Azenha, afinal, não foi para a Académica! Parece que assinou pelo Setúbal.

Azelha, ele, não o "prognosticador"...

LT

JC disse...

Não prognostiquei; tinha lido! Mas é igual, Vitória e Académica são ambos satélites do FCP. Se não for Daúto Faquirá a ir para a Académica será alguém ligado ao FCP.
Abraço

gps disse...

Quanto ao comentário que colocou no ié ié

"Então, gps, que foi aquilo no sábado? Traição ou crime de parricídio"

Apenas tenho a dizer o seguinte:

"O autor da teoria da conspiração (JC) é que saberá o motivo do S.C: Braga, treinado por Domingos Paciência, ter ganho ao FC Porto"

E já agora também qual foi o motivo do despedimento do Carlos Azenha (mais um dos tentáculos do FCP) após a 4ª jornada ?