segunda-feira, agosto 17, 2009

Acabou a pré-época

Pois, quando acaba a pré-época e o espaço começa a ficar ao preço do caviar beluga, quando os adversários jogam com os sectores muito recuados num bloco que não é baixo mas baixíssimo, quando a intensidade de jogo aumenta, a coisa fia mais fino. Foi isso que fez um Marítimo a jogar com a cores da região: bloco baixo, dando o meio-campo ao SLB o que anulou a sua principal arma - as transições ofensivas rápidas – e deixou Aimar a pregar no deserto; pouco espaço e pouco tempo para Cardozo e Saviola (este eclipsou-se pelo buraco do ponto, sem poder atlético para aquelas vidas), coisa que obviamente eles não adoram; obrigatoriedade da defesa do SLB subir e sabe-se que não são rápidos o que expõe a equipa às bolas longas.

Claro que quando isto acontece a sorte vem sempre em socorro de quem defende (e veio muitas vezes), quase sempre aparece um guarda-redes em jogo de engate e alguns golos são evitados como por milagre. Mas – a propósito de milagres – conhecendo Jesus o futebol português (não é este um dos seus activos?) porque jogou com David Luís em vez de Shaffer tendo do outro lado Rúben Amorim, que dá menor rapidez e profundidade ao flaco do que Maxi?

Nota: vi o jogo na Sport TV (5ª irei ao estádio), canal que é pago e não é barato. Assim sendo, porque insiste em ter os piores comentadores? Carlos Manuel é patético.

10 comentários:

JC filho disse...

Deixo só uma pergunta: A dificuldade de jogar contra dois autocarros estacionados à frente da baliza e com paragens constantes no ritmo do jogo para assitência a jogadores é só um problema do SLB e do seu modelo de jogo? Ou qualquer outra equipa teria dificuldades neste jogo? Será que com outro modelo de jogo ou outro tipo de jogadores o SLB teria tido mais facilidade? Se sim, então qual o modelo de jogo que se adequa a este tipo de adversários? Honestamente, não conheço (nem o barça conseguiu ganhar ao Chelsea assim)

JC disse...

Não digo isso, embora pense que um modelo de posse e circulação rápida de bola (à Barça) possa ser mais adequado contra os "double decker". Mas o SLB não tem jogadores para jogar nesse modelo. Nem o defendo. Digo apenas que o SLB terá, a partir de agora, de enfrentar a dura realidade do futebol português em competição e que as facilidades da pré-época acabaram. E, tal como por aqui previ, contra equipas fechadas e com falta de espaço e alta intensidade de jogo, jogadores como Cardozo, Aimar e Saviola iriam sentir dificuldades.

Rui disse...

Começou mais uma vez mal! Como muto galo, mas a verdade é que começou mal. Mas concordo com p JC jr.

Eu fico doido, para morrer, quando aparecem estes guardas redes assim-assim a defenderem tudo...

Quanto ao Carlos Manuel para alem de ser burro, é burro convencido, o que ainda é pior... E dá sempre um galo do caraças ao SLB...

JC disse...

Quem melhor jogava contra o modelo "double decker" era o SLB de Fernando Santos, num modelo de posse e circulação rápida de bola e c/ Simão a significar grande aproveitamento nas bolas paradas e nos remates de média distância. Mas isso é passado. Neste SLB, a jogar em transições rápidas - que é o modelo que mais se aproxima das grandes equipas históricas do clube - falta alguma capacidade de explosão em pequenos espaços e de poder atlético na área. Nesse aspecto, Weldon parece acrescentar algo. Vamos a ver.

gin-tonic disse...

Mais do mesmo.
embram-se daquele Benfica-Boavista, ainda no tempo do Jaime Pacheco, também 0-0, em que o William defendeu tudo o que lha apareceu pela frente e quando não defendeu, estavam lá os postes?
Pois é! Ontem também foi assim.
Observações meramente pessoais:
1) Nao posso admitir que um plantel como aquele que o Benfica tem esta época, andem jogadores fora das suas naturais posições.
2) Comprou-se um desesa-esquerdo, que me parece um valor a considerar, e no seu lugar joga DAvid Luis e foi por aí que tudo começou. Um penalty infantil e só por bom feitio do árbitro o rapaz não foi tomar duche mais cedo. Completamente de cabeça perdida e Jesus a dormir no pedaço... David Luís é um bom defesa central, o resto é inventar
3) Cardozo nunca deveria ter jogado de inicio e só entraia em caso de necessidade. Uma viagem longa dá cabo da cabeça a qualquer um e a Cardozo em especial.
4) Espero bem que Saviola e Aimar não tenham gasto todo o gás na pré-época
5) Jorge Jesus deveria ter passado as férias a estudar a maneira de como se dá a volta a autocarros à frente da baliza. Não o fez. Aparentemente esqueceu-se de que agora está do outro lado da barricada...
6) Estive lá, não saí aos saltos, mas aquele estádio cheio é uma festa, e saí agradado, principalmente pela exibição de Fábio Coentrão. ESpero bem que não o percam... ou que ele se deixe perder...
Isto está um lençol. Uma vez sem exemplo...

gin-tonic disse...

O patético do Artur Joreg recusava-se a ouvir comentários aos jogos transmitidos pela televisão: punha a rodar música clássica.

JC disse...

Admito o David Luiz possa jogar a lateral nos jogos fora mais difíceis, mas sempre c/ o Maxi do outro lado. O ano passado não havia alternativa, ou melhor, havia uma não-alternativa: Jorge Ribeiro. Contra os autocarros Shaffer deve jogar, até pq centra mtº bem e joga bem com o médio desse lado. pelo menos deve ter o benefício da dúvida.
Quanto a Cardozo, quem teria coragem de o tirar? O problema é que c/ ele e Saviola a equipa não tem mtª capacidade de explosão na área, em pequenos espaços.
5ª lá vou...

filhote disse...

Calma, senhores, tenham muita calma, ainda agora foram abertas as hostilidades.

Não opinemos demasiado, antes de tempo, ou corremos o risco de entrar em contradição.

JC:

1. O modelo de Fernando Santos é que se enquadrava melhor diante do "double decker"? Pois bem, jogos como aquele contra o Boavista, citado pelo Gin-Tonic, ou aquele contra o Espanhol, foram na era Fernando Santos. Exemplos a papel químico deste jogo com o Marítimo.

2. Cardozo e Saviola não têm capacidade de explosão na área? Então, quem tem? Não era o Miccoli um avançado a la Saviola????

Meus caros, empatámos o jogo por incompetência na finalização. Apenas isso. Mais nada. Cardozo até um penalty desperdiçou. E muitas das "grandes" defesas do Peçanha foram demérito dos rematadores.

Não me venham agora dizer que empatámos por que o Shaffer não jogou, ou o Cardozo não ficou no banco.

Não vencemos por nabice, e alguma falta de sorte. Não adianta teorizar muito este jogo. Especialmente, a 2ª parte.

E perdemos 2 pontos!

Enfim, por cada ponto perdido, uma consolação:

1. A extraordinária exibição do Coentrão.

2. A equipa a abandonar o estádio, depois de um empate em casa, sob um tremendo aplauso.

No resto, JC, estou totalmente de acordo com cada palavra do post original.

Grande abraço!

filhote disse...

E, concluindo ainda, este jogo deu-nos mais motivos de alegria do que de tristeza.

Reparem:

1. Esta equipa tem alma, talento, e é organizada.

2. Finalmente, temos defesa. A defender, que é para isso que ela serve. Com ou sem David Luiz à esquerda - talvez aí tenha jogado para conferir mais estatura na área. O Quim não tocou na bola!

3. O Javi Garcia é um colosso! Espécie de Fernando Aguiar com classe.

4. Temos 10! Temos Aimar!!!

5. Weldon foi uma contratação de mestre. Jogador rápido e incisivo. Belo golo! (como é que o Sporting, tão à míngua de avançados, deixou escapar esta oportunidade)

6. Ainda falta Ramires... e, atenção: Keirrison é uma fera na área. É só dar tempo a estes dois...

Renovado abraço!!!

JC disse...

Filhote:
1. O SLB do Fernando Santos foi o que conseguiu maior nº de pontos em casa para o campeonato. Penso que com os não-grandes só perdeu esses 2 pontos contra o Boavista.
2. Saviola não tem o poder de explosão de Miccoli em 2 ou 3 metros e Cardozo não o tem de todo.
Abraço