terça-feira, agosto 11, 2009

3 questões 3 sobre Cristiano Ronaldo e a selecção

  • 1ª questão: pode a selecção nacional de futebol - toda a sua estrutura (direcção, equipa técnica, jogadores) - suportar e integrar no seu seio alguém que, independentemente da sua vontade, parece só virá nas grandes ocasiões?
  • 2ª questão: comporta o modelo de negócio em que Cristiano Ronaldo se insere, no Real Madrid, que possa jogar ao seu melhor nível, ou mesmo a um nível acima da sua média, quando representa a selecção nacional portuguesa?
  • 3ª: Em função disso e da celeuma levantada com este caso de uma alegada gripe, deve o cargo de capitão da equipa continuar a ser entregue a Cristiano Ronaldo?

Veremos como a FPF resolve o assunto, estando certos que muito do sucesso da selecção portuguesa nos próximos anos dependerá do modo como o souber gerir.

10 comentários:

Rui disse...

Pior do que as baldas do CR é a sua aceitação. Embora seja dificil dele prescindir, pelo menos tirava-lhe já a braçadeira de capitão.

gin-tonic disse...

Mas desde quando Cristiano Ronaldo fez a diferença nas suas exibições pela selecção nacional?
Claro que sou suspeito nesta matéria: Cristiano Ronaldo apenss chegou onde chegou porque lhe calhou em sorte ir jogar para o Manchester United.

ié-ié disse...

Basicamente de acordo com o que já aqui foi escrito:

1 - retirar a braçadeira de capitão;

2 - tratar desde já da sua substituição e já nos próximos jogos;

3 - a FPF não se pode pôr de cócoras perante tal indígena;

4 - já agora, toca também de verberar a "naturalização" de Liedson!

5 - e não, JC, não fui dos que, desde o princípio atacou o CR. Pelo contrário! Mas agora ultrapassou as marcas. Até julgo que a culpa nem é dele, mas sim do Real Madrid, mas não podemos pactuar com estas situações... acho eu!

LT

JC disse...

1. Sobre Liedson e os jogadores que não tiveram sempre a nacionalidade portuguesa já por aqui me pronunciei. Todos os que, perante a lei, estejam em condições de representar a selecção podem fazê-lo. Depois é uma questão de gestão pela FPF e de avaliação técnica pelo seleccionador. e sobre isso tb já escrevi, inclusivamente sobre o caso Liedson. Tb digo que portugueses de 2ª só havia no tempo da ditadura: eram os que nasciam no "Império". Já agora: pq ninguém se preocupa tanto c/ a Naide ou o Évora? Ou mesmo o Francis?
2. Gin-Tonic: não sejamos injustos e de memória curta. Fez, no mínimo, algumas boas exibições e marcou golos decisivos.

Karocha disse...

Não fez nada JC, tem um ego do tamanho da légua da póvoa e acha que é o maior!
Braçadeira retirada já.

filhote disse...

De acordo, JC, Cristiano Ronaldo foi inúmeras vezes decisivo nos jogos da Selecção. Logo no Euro 2004, com Scolari. E não é por acaso que já é um dos melhores marcadores de sempre...

É um grande jogador, porventura fora-de-série, porém, não me parece que seja um génio da Bola, daqueles que, quase sozinhos, definem um jogo. Como o Eusébio.

Infelizmente, não custa admiti-lo, é o melhor jogador português da actualidade. O único que, em dia inspirado, pode fazer a diferença.

De resto , JC, balelas, é só balelas! Para mim, a grande questão é: quando Liedson envergar a camisola das quinas, deixarei, definitivamente, de me identificar com a Selecção!

Trata-se de um jogador de 32 anos (quase), totalmente identificado com o seu país de origem, cujo sonho de carreira sempre foi representar o Brasil numa Copa do Mundo (não tenho memória curta!).

Enfim, quando digo aos meus amigos brasileiros que agora o Liedson vai para a Selecção, não imaginam a expressão de incredulidade deles.

Primeiro, Liedson é um jogador com História no Futebol Brasileiro - ao contrário de Pepe -, segundo, nem é o melhor avançado a jogar em Portugal nos últimos anos, como nos querem fazer acreditar.

Liedson é o melhor avançado do Sporting. Ponto final.

Os melhores dos últimos anos, foram Lisandro e Nênê. Por que os avançados ainda valem pelos golos que marcam.

Escândalo, é o Nuno Gomes não ser convocado. Não digo que seria titular, mas teria de lá estar. É um genuíno e determinante jogador da Selecção. E o Postiga?

Como se sentirão os jogadores portugueses ao serem afastados da sua Selecção por "naturalizados"?

Não deveríamos jogar com uma verdadeira Selecção Nacional, mesmo que mediana?????

JC disse...

Meus caros amigos:
Encontram em http://eusouogatomaltes.blogspot.com/2009/02/liedson-na-seleccao-portuguesa.html e em http://eusouogatomaltes.blogspot.com/2008/11/liedson-e-paulo-assuno-na-seleco.html o que escrevi s/ Liedson na selecção. Não retiro uma vírgula. Também em http://eusouogatomaltes.blogspot.com/search?q=selec%C3%A7%C3%A3o+jogadores+naturalizados

Abraço

gin-tonic disse...

Pois é, meus caros, memória curta... não digo que não, ou o que reside na parte do meu cérebro que está adormecido, onde armanezo o que não quero e o que, automaticamente, vai para lá.
E repito: sou suspeito na matéria Cristiano Ronaldo. Foi determinante na vitória na Albania , a vitória, que ainda nos permite uma réstea de preocupação com a selecção?
Um clube como o Real Madrid que segura as pernas do Ronaldo em milhões de euros, está disposto a deixá-lo sair para jogar com o Liechetenstein? E o Ronaldo queria ir jogar?
No caso de isso acontecer o que é que a selecção, orientada por Carlos Queiroz, irá fazer à África do Sul?
Hoje só me meto em conversas em que, realmente, sou suspeito em relação aos personagens: Cristiano Ronaldo, Queiroz, Madaíl...
Não abona muito, diga-se... tão pouco é honesto...

JC disse...

Vá lá, suspeito Gin-Tonic, anda um pouco mais para trás, para o Euro 2004, para aquele jogo no Azerbaijão, ou Cazaquistão, onde marcou o golo decisivo. Confessa: não gostas do feitio do homem. É uma questão de empatia. Tenho um amigo que embirrava c/ o Figo e o meu filho diz que todos os anos eu tenho de embirrar c/ uma contratação do "glorioso", normalmente um brasileiro. Este ano ainda hesito entre o Patric e o Ramires.

filhote disse...

JC, quanto ao plantel do nosso Benfica, apenas embirro com o Luís Filipe. Esse, sim, é de uma manifesta indigência futebolística.

O Patric estará "verde". Logo se verá.

O Ramires é dos bons.

Trazendo de novo à liça o tema Liedson, acabo de ler em A Bola (edição de hoje, quarta-feira) que o balneário da Selecção está dividido quanto à chegada do avançado leonino. Começaram os velhos problemas das divisões internas, que o Sargentão tanto trabalho teve para resolver.

Estamos feitos!!!!!