quarta-feira, maio 13, 2009

História(s) da Música Popular (129)

The Valentinos - "It's All Over Now"
"Under The Influence" - The original songs of the "British Invasion" (XII)
Ora voltemos aos Rolling Stones onde existe um manancial de canções para ilustrar o tema que aqui e agora abordo. O 4º "single" do grupo londrino, editado em 1964, é este “It’s All Over Now”, um original dos Valentinos, dos irmãos Womack (Cleveland, Ohio), composto por Bobby e Shirley Womack e por eles editado em Junho de 1964. Em Julho do mesmo ano a versão dos Stones alcançaria o #1 no UK, o primeiro do grupo.

A versão dos Rolling Stones terá sido gravada nos célebres Chess Studios dos irmãos Leonard e Phil Chess, em Chicago, poucos dias depois de daqueles terem ouvido o original dos Valentinos durante a sua primeira digressão americana. Parece que ao princípio não muito feliz com a ideia, Bobby Womack depressa mudou de opinião em função dos direitos recebidos.

Como curiosidade o facto de o "cover" dos Stones de “It’s All Over Now”, fruto daquelas confusões e diferenças entre os álbuns ingleses e americanos (e respectivos alinhamentos) que os iniciados nestas coisas bem conhecem, nunca ter sido editado em LP no UK a não ser em colectânea (“High Tide and Green Grass”, 1966). Nos USA faz parte do bem conhecido álbum 12X5 (1964).

4 comentários:

ié-ié disse...

"It's All Over Now" é uma das primeiras canções que me fez apreciar os Stones. Mas muitas outras mais... "Play With Fire", "Tell Me"... não posso dizer todas...

LT

JC disse...

Mas não te sabia apreciador dos Stones... Ainda bem que não "és só Beatles".

BAIRRO disse...

Não sou só apreciador, sou um grande apreciador. Os primeiros tempos dos Stones são verdadeiramente fabulosos. Aqueles singles.... Lembro-me de andar aos pulos com "Get Off Of My Cloud", uma da minhas preferidas. Ó diabo! Onde? Caruncho ou Stones? Acho que Caruncho com o Alves Martins e o Martins Soares a ensinar-nos a dançar yé-yé com aqueles passozinhos... E no Tunel tb em Torres Vedras...

E "Time Is On My Side"? E "Heart Of Stone"? E "Mother's Little Helper"? E? E?

"19th Nervous" é que não entrou!

Os coros femininos de "You Can't Always Get" eram o indicativo do meu programa na Renascença/RFM "Amigos de Alex".

LPA

JC disse...

Uma vez ou outra ouvi "Os Amigos de Alex" e agora que falas nisso estou a lembrar-me do indicativo. o Martins Soares? É Eduardo? Acho que o conheci.
JC