quarta-feira, maio 06, 2009

História(s) da Música Popular (128)

Barrett Strong - "Money"
"Under The Influence" - The original songs of the "British Invasion" (XI)
Back in business e também, neste caso, ao tempo em que os Beatles não eram apenas e só as composições de Lennon e McCartney. Também ao que são os meus Beatles favoritos, dos seus primeiros álbuns (desculpa, LT!), por muito que depois tenham vindo "Rubber Soul", "Revolver" e, principalmente, “Sgt. Pepper’s", este transformado em algo de parecido com a 9ª Sinfonia de Beethoven da música popular, um género de “vaca sagrada” do "rock n’ roll".

Pois um dos meus temas favoritos do grupo de Liverpool é este “Money”, um original de... Berry Gordy (c/ Janie Bradford) o fundador da Tamla Motown. Foi também o primeiro grande êxito (1959 e #2 na lista R&B dos USA em 1960) da editora de Detroit, a que melhor soube misturar o “branco e o preto” sem fazer apenas cinzento. Os Beatles, com George Martin ao piano e Lennon na voz, gravaram-no em 1963 para o seu segundo álbum, “With The Beatles”, mas o original é do americano e negro Barrett Strong (Mississipi, 1941) que depois se dedicaria fundamentalmente à composição para a editora da Motor City.

Parece ainda que a “letra” (não gosto do termo: a palavra inglesa lyrics parece-me bem mais adequada) tem algo que ver com um tema de John Lee Hooker, mas isso já faz mais parte da petite histoire do que de outra coisa qualquer. Certo é que, para além da versão dos Beatles, existe uma lista infindável de cover versions. Mas destas muito pouco reza a História.

5 comentários:

ié-ié disse...

Estás desculpado, JC, mas, de facto, prefiro as canções originais de Lennon-McCartney que nos Beatles sempre "jogaram à Eusébio" (eheheh).

Curiosamente, "Money" era a canção que eu cantava à minha Mãe para obter a semanada.

LT

JC disse...

E resultava, LT?

ié-ié disse...

2$50 à 4ª feira e 5$00 ao sábado para o bilhar e os Definitivos.

LT

filhote disse...

Detesto estar sempre de acordo - tenha a mania de ser do contra, ehehe...-, mas os melhores Beatles, para mim, são os da 1ª fase. Mais precisamente até "Rubber Soul" (meu LP favorito).

Não há nada como dançar ao som de "With the Beatles", ou a versão americana "Meet the Beatles" (incluindo "I Want to Hold Your Hand" e "I Saw her Standing There").

JC, a versão dos Beatles para "Money" é, de facto, demolidora. A voz do John...

E "Twist and Shout"? "Long Tall Sally"? "Boys"? "Words of Love"? "Slow Down"? Ai, senhores!!!

JC disse...

Quem é "mais Stones" prefere a 1º fase dos Beatles, Filhote.