quarta-feira, maio 06, 2009

Cristiano, Messi e o patriotismo dos portugueses

Os portugueses (vá lá, a sua maioria) não gostam de Cristiano Ronaldo, pronto. Porque é mimado, arrogante, mediático, bem parecido para o género, anda (enfim, espera-se que algo mais) com “gajas boas” e tem um tipo de jogo mais atlético, menos fintas e “dribles” do que os portugueses gostam.

Os portugueses (vá lá, a sua maioria) preferem Messi, humilde, fraca figura, sem ar de “macho engatatão”, que não faz caretas para as câmaras nem esgares de dor quando tiene una pupa! E ele é mais habilidade, menos físico, mais à medida deste tragicamente sul-americanizado futebol português, que pesca onde pode pescar. É menos trabalho e mais desenrascanço! Ah!, e parece que passa menos tempo acompanhado na cama do que Cristiano, e se calhar com “gajas menos boas”.

Azar dos portugueses (vá lá, da sua maioria): ontem, Cristiano fez uma exibição à Eusébio, marcou dois golos e fez uma assistência para o outro, muitas caretas para as câmaras e queixou-se muito dos ""dói-dóis infligidos por adversários. Vai estar outra vez da final da Champions.

Hoje os portugueses (vá lá, a sua maioria) estarão a torcer para que Messi repita Ronaldo, apesar de Bosingwa (mas esse nasceu no Congo e para os portugueses – vá lá, para a sua maioria – é português de segunda), e na final dê uma coça a esse arrogante do Cristiano, que nem parece português tal o modo como anda na rua sem o ar de quem pede desculpa por existir.

Para os portugueses (vá lá, para a sua maioria), embora passem a vida a encher-me os ouvidos com o contrário (a mim, pobre arraçado que nem sequer o hino canta!), isso do patriotismo é mesmo só quando um homem quiser...

12 comentários:

gps disse...

Patriotismo dos portugueses ?

Será que se está a referir a benfiquistas que ficaram contentes com a vitória do Manchester sobre o FCP ?

JC disse...

GPS: pelo vistos não percebeu a ironia. O que eu digo é que os portugueses só são patriotas quando dá jeito, mas passam a vida a atirar-nos à cara c/ o tal patriotismo. Eu nem sei o que isso é - o patriotismo - e torci, claro, pelo United.

filhote disse...

Excelente texto, JC.

Inventaram-se os blogues para isto mesmo. Para que não exista desperdício de talento.

Melhor esta "crónica" que as publicadas nos últimos tempos (vá lá, a maioria) em A Bola. E repare: apesar de viver longe, leio A Bola todos os dias. Sou subscritor da edição electrónica.

Aliás, gosto muito deste blogue. Infelizmente, passo muito raramente por cá. Falta de tempo, apenas. Participo todos os dias do Guedelhudos por me ter viciado no blogue, nas pessoas, nas personagens, nas polémicas...

filhote disse...

Quanto ao conteúdo do texto, partilho do mesmo ponto de vista. Principalmente, quanto ao patriotismo na sua versão invejosa e oportunista.

Se bem que o nosso jornalismo desportivo - A Bola à cabeça -, leva os elogios a CR7 ao limite do suportável. Neste caso, assiste-se à bajulação por vezes gratuita. A um certo patriotismo bacoco.

Na contenda do Dragão, torci pelo United, claro. Como torço quase sempre pelos times de camiseta vermelha. Ou encarnada...

E concordo que o Cristiano é muito pouco português na atitude. Curiosamente, escolheu bem o país para jogar - ou eles é que o escolheram.

A essa tal "arrogância", que os jornalistas-esportivos-ao-serviço-de-sua-mediocridade vêem também em Ferguson, prefiro chamar de atitude Pop. Noção de espectáculo. Não ter medo de ser, de existir, de errar, de ser palhaço, assumir o protagonismo... noutro campo de acção, a "arrogância" de Cristiano lembra-me John Lennon, os Stones, os manos dos Oasis, etc, etc, etc...

Tal como Eusébio, Cristiano tem tudo para tornar-se eterno!

E, JC, prometo passar mais por aqui...

Rato disse...

E depois da pouca-vergonha que foi ontem à noite o "apuramento" do Barcelona, só espero que o CR7 esteja noutro dia sim a 27 de Maio e o United seja de novo Campeão Europeu.

João Cília filho disse...

É incrível como o UEFA, tal como fez a FIFA no mundial de 2002, continua a manipular jogos e resultados sem qualquer tipo de pudor. O Chelsea é e sempre será um equipa a evitar pela UEFA:

1. Não tem história nem tradição no futebol Europeu, sendo um claro exemplo de que apenas é preciso um Russo com $ para comprar jogadores e um bom treinador para para fazer um clube vencedor (alguém tem dúvidas disso?)

2. Pratica um futebol atlético e muito táctico, pouco atractivo para o espetáculo

3. Seria novamente um final entre Ingleses, o que poria em evidência o disnivelamento da CL, e o perigo de domínio da mesma por um só país (com se isso não estivesse já a acontecer!)

4. Afrontou o poder da UEFA num passado recente, muito através de afirmações e atitudes do "mal amado" Mourinho


O que a UEFA não percebe é que este tipo de atitudes prejudica muito mais a credibilidade do futebol Europeu que o Chelsea!

gin-tonic disse...

Fiquei a pensar como é que um árbitro internacional "não vê", pelo menos, duas grandes penalidades contra o Barcelona.
João Cilia Filho acaba de me esclarecer. É capaz de ter toda a razão, até porque gosto de teorias de conspairação.
Quanto ao Ronaldo, o JC já está farto de me ouvir que as minhas simpatias vão para o Rooney. Porque também não sei o que é patriotismo, e se patriotismo é aquilo que os comentadores da Sport TV, e não só,
destilam, vou ali e já venho.
Claro que estarei pelo Manchester.
Até porque os melhores estão sempre de vermelho

Queirosiano disse...

Estar pelo Manchester contra o FCP é uma forma de patriotismo. É a afirmação de que em Portugal não somos todos "assim" e também que nem todos os portugueses aceitam uma "cultura" de vale-tudo. Ser patriota é também ter princípios.

A "arrogância" é um qualificativo habitual entre nós para todos aqueles que têm qualidade e são suficientemente seguros de si para não precisarem de andar a pendurar-se nos favores dos outros. Para os nossos "jornalistas" isso é um pecado mortal. Nós gostamos é de jeitosos, mesmo que inconsequentes. O Messi é um jeitoso.

Não há muitos anos o Benfica foi também prejudicado contra o Barcelona. Seria impensável para a UEFA não ter o Barcelona na final. Nem sequer é conspiração. Lógica comercial pura e simples. A UEFA é um negócio e o Barcelona vende.

JC disse...

Ontem, estive para escrever um "post" s/ a pouca vergonha que foi a arbitragem do jogo. Aliás - tenho isso registado no meu telemóvel - às 20h,12' e 35'' enviei um sms a um amigo com esta frase: "o árbitro vem c/ a encomenda feita". Ainda bem que não escrevi, pois o que vocês dizem eu não diria melhor: limito-me a assinar por baixo e agradecer a v/ colaboração. Deixem-me apenas sublinhar a excelente análise do Filhote s/ a questão do espectáculo: ele, que é do "ramo", entendeu isso à perfeição. Mtº bem.

gin-tonic disse...

Fora o resto, que é muito, não gosto de um jornal agrafado. Aceito numa revista, nunca num jornal pelo facto de gostar das folhas osltas de um jornal.
Da leitura que fiz, não muito atenta porque facilmente me desinteressei, não consegui ver uma única referência a um livro. Há de filmes... talvez mais qualquer coisinha.
Politicamente parece estar ao centro. Mais do mesmo. Todo este espaço está largamente ocupado.Como se diz dos jogadores de futebol, não faz a diferença.
Não gosto de ver livarias a fecharen, não gosto de ver jornais acabarem.
Os tempos estão dificeis. Teria de haver um golpe de génio, ou de mágica, para este projecto ter pernas para andar.
Lamento, mas fico-me pelo primeiro número.

JC disse...

Comentaste no "post" errado, Gin-Tonic, mas não faz mal. A minha mãe (83) , a quem eu deixei o jornal, fez o comentário certeiro: "este jornal que compraste é uma porcaria. Mão é melhor do que o "Metro", mas esse é de borla"!

Anónimo disse...

Só o teu "acerca de mim" dá me nojo...

Condenado estou eu a ouvir-vos