segunda-feira, março 30, 2009

História(s) da Música Popular (123)

Jackie DeShannon - "When You Walk In The Room"

Jackie DeShannon - "Needles And Pins"
"Under The Influence" - The original songs of the "British Invasion" (VI)
Pois claro que por aqui não poderia faltar uma das minhas favoritas, não só porque a ela devem os Searchers dois dos seu maiores êxitos, como porque, em 1964, quando da primeira digressão dos Beatles nos USA, foi um os intérpretes que a integrou. Estou a falar, claro, de Jackie DeShannon (Sharon Lee Myers, 1944, Kentucky), autora de “When You Walk In The Room” e intérprete original desse mesmo tema e de “Needles And Pins”, de Sony Bono (marido de Cher e seu parceiro no duo Sony & Cher; mais tarde político republicano) e Jack Nitzsche.

Jackie gravou ambos os temas em 1963, com sucesso mediano nos USA, e os Searchers (mais um grupo de Liverpool que partilhava o “manager” Brian Epstein com os Beatles e também andou pelo distrito portuário de St. Pauli, Hamburgo) em 1964, tendo “Needles And Pins” atingido o top do “hit parade” no UK e “When You Walk In The Room” o 3º lugar.

A colaboração de Jackie com a “British Invasion não se ficou por aqui, pois a sua parceria musical (e de “cama”, já agora) com o sortudo Jimmy Page daria ainda outros frutos – musicais, entenda-se. Também a influência americana sobre os Searchers (que até tomaram este nome como homenagem ao filme homónimo de John Ford) já vinha do seu primeiro “single” e primeiro #1, “Sweets For My Sweet”. Mas isso são assuntos a retomar em próxima oportunidade.
Nota: já agora, "Needles And Pins" não significa "Agulhas e Alfinetes", mas pode traduzir-se por "formigueiro", aquela estranha sensação de ansiedade quando se está perante o objecto da nossa paixão!

8 comentários:

ié-ié disse...

Obrigado pela lembrança!

LT

JC disse...

Qual lembrança? Não estou a perceber, caro LT. Esclarece, pf.Obrigado eu pelo ficheiro da Jackie que será incluído no próximo "post", que, como sempre, incluirá o devido agradecimento expresso

ié-ié disse...

Simples! Às vezes temos os discos arrumados não sabemos onde, não os vemos, longe da vista, longe do coração. Já nem nos lembramos deles.

De repente há alguém a falar de Jackie DeShannon! Eh! Há tanto tempo que não a ouço.... simples, né?

LT

JC disse...

A Jackie pode estar longe da vista... mas do coração???
Abraço

Anónimo disse...

Boas!

“Needles and Pins” é, realmente, um sucesso incontornável da música pop, sobretudo a versão mais conhecida e divulgada dos Searchers, fazendo também parte do meu rol das melhores pop songs de todos os tempos ( a melhor de todas ainda é a revolucionária “Like a Rolling Stone” de Bob Dylan, concordando neste particular com a revista “ Rolling Stone” na lista das cem mais ).

Todavia, a versão de “Needles and Pins” mais conseguida e com uma sonoridade mais rica é a da banda britânica Smokie, a qual, vale a pena ouvir, numa actuação ao vivo, aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=RQCrfyIlZJI

Um abraço
JR

JC disse...

Thank u, caro JR. Vou ouvir.

JC disse...

Ouvi, caro JR. Mas continuo a preferir a da Jackie e, depois, a dos Searchers.
Cumprimentos

Ricardo disse...

Jackie é autora de "Bette Davis eyes", grande hit dos anos 80 na versão de Kim Carnes. A versão de Jackie é totalmente diferente.