sexta-feira, março 27, 2009

Freeport? Propaganda e contra-propaganda...

Um artigo do bastonário da Ordem dos Advogados, editado na respectiva revista e, na prática, aparecendo aos olhos da opinião pública como favorável ao primeiro-ministro, veio relançar hoje o chamado “caso Freeport” para as aberturas de telejornais e noticiários da manhã. Ao fim da tarde, a TVI, de imediato citada pelo “Público” on-line, contra-atacou com uma notícia incriminando José Sócrates. Jornalismo? Investigação? Não: apenas manobras de informação e contra-informação. Ou, se acharem melhor, propaganda e contra-propaganda.

3 comentários:

Anónimo disse...

Boas!
Quanto à TVI, mal ou bem, faz parte do seu métier. Em caso de difamação ou calúnia, a TVI arrisca-se a ter que desembolsar uma choruda indemnização.

O que se lamenta é ver um Bastonário da Ordem dos Advogados a reincidir no mesmo, isto é, a imiscuir-se em processos ainda em investigação e em sigilo e onde o próprio não se encontra constituído, como já o fizera no caso Casa Pia, fazendo recair sobre si a suspeita de se constituir num agente de propaganda ou contra-propaganda ao serviço de uma outra entidade, imagem que o seu post bem retrata, arrastando assim consigo o prestígio da Ordem dos Advogados, para além de prejudicar os colegas de profissão que se encontram constituídos nos respectivos processos.

Bem diz um antigo ditado muçulmano que, " as palavras que soltas são senhoras de ti, as que retens são tuas escravas".

Porém , aparentemente o Sr. Bastonário continua a ter também o bichinho do jornalista que foi a roer mais do que as normas deontológicas da respectiva Ordem e as do processo penal que, antes de tudo, e na qualidade de Bastonário, deveria observar e dar exemplo, ainda que tivesse razão naquilo que afirma, reservando as suas opiniões para um momento em que os processos se tornem públicos.

Um abraço
JR

gin-tonic disse...

Tenho amigos e familiares advogados. Mas não gosto de advogados. Estou um pouco como a Julai Roberts quando, no "Erin Brockovivh", diz para o Albert Finney:“Vocês, advogados, só complicam situações que não são complicadas. Sabe porque é que as pessoas acham os advogados uns sacanas? Porque o são mesmo!”
Quando ao bastonário: elegeram-no, agora aturem-no! Ou chamem a polícia!

JC disse...

Bom, meus caros, que posso dizer? O que me espanta ainda é ver "posts", caixas de comentários de blogs e jornais e TVs "on-line" cheios de comentários a tomar partido por um ou outro lado, insultando,gente que discute o assunto acaloradamente, compra as últimas edições com títulos s/ o assunto, etc, etc. Disgusting!!!
Olhem, vou ver calmamente a bola. Como não é o "glorioso" é uma boa oportunidade para ver um jogo s/ sofrer!!!
Bom jogo para ambos e bom domingo.
Gin-Tonic: O "Erin..." era um filme bem divertido e sempre achei a Roberts bem gira.