terça-feira, julho 15, 2008

Táxis partilhados: uma boa ideia

Há pouco, no Telejornal, percebi que já existem em Portugal algumas pessoas que se dispõem a partilhar um táxi como método de combate ao aumento do custo dos combustíveis. É uma boa, uma óptima ideia para os utentes e para a cidade, apesar do individualismo tradicional dos portugueses. Nada como uma crise grave para gerar soluções inventivas e mudar os hábitos no bom sentido... Recordo que há já alguns anos, talvez vinte, em Atenas isso era não só comum como algo institucionalizado, e um táxi podia parar, quando não viajasse com a sua lotação completa, para “meter” mais um ou vários passageiros. Lembro-me pelo menos uma vez isso aconteceu comigo, numa corrida relativamente longa, de Atenas para o Pireu. Sobrevivi sem problemas.

Também me lembro que em Londres, na companhia para a qual eu então trabalhava, nos early nineties, durante uma greve dos transportes de imediato os meus colegas ingleses, da administração ao porteiro, montaram uma organização ad hoc, com inscrições em paineis devidamente criados para o efeito, para transporte nos carros de cada um de e para o escritório, evitando a sub-lotação e o desperdício. Outras mentalidades...

Sem comentários: