quinta-feira, janeiro 04, 2007

País às avessas (3)

"Materiais de isolamento dos edifícios sem fiscalização".

"A má construção e a falta de fiscalização dos materiais de isolamento em Portugal faz com que os edifícios não sejam capazes de reter o calor e obriga as famílias a consumir mais energia". Ler mais no "Público".

Comentário: infelizmente, não me parece que os portugueses se preocupem muito em viver em casas desconfortáveis onde, no Inverno, andam de cachecol e camisola de gola alta ou se limitam as esconder os pés numa "braseira" com todo o resto da casa a 10º de temperatura. Pelo contrário, acham, vá lá saber-se porquê, que uma casa bem aquecida é causa de gripes e constipações...

1 comentário:

Anónimo disse...

Nota prévia: este "post" destina-se aos construtores civis, habitualmente designados por pato-bravos.

Na mesma notícia: "Segundo a arquitecta, os novos regulamentos europeus na área da eficiência energética para edifícios, que entraram em vigor este ano, são muito importantes para melhorar as condições que se fazem sentir em Portugal, como também dinamizar o mercado da construção sustentável."

Leu bem: "...que entraram em vigor este ano".
Ora por cá já se faz construção há ... digamos, uns anitos.

Por outro lado, temos a tradicional construção de adobe, tabique, as casas alentejanas bem caiadas (saabe o que isso é?)ou as de granito, que são inexplicavelmente agradáveis tanto de inverno como de verão.
Essas mesmo que, tal como as alheiras, o queijo da serra e o presunto, não são feitas de acordo c/ as normas comunitárias e são óptimas.

O problema é a imitação à força toda daquilo que se faz lá fora, não concorda?
Casas de emigrante! Sabemos como é.