quarta-feira, agosto 01, 2012

Sálvio, o SLB e os extremos

Devo dizer que entendo a perplexidade de muitos benfiquistas perante a contratação de mais um extremo, neste caso o jogador Sálvio, numa equipa onde as soluções para as alas atacantes parecem abundar. Mas se o entendo, devo dizer não partilho a 100% algumas das críticas. Porquê? Bom, vejamos...

Uma das críticas que mais frequentemente fiz neste "blog" à equipa na época passada teve a ver com a falta de desequilibradores/rompedores nas alas (quem me lê lembra-se disso), essenciais numa equipa que joga em " transições rápidas", principalmente quando defronta adversários que optam por um "bloco baixo". Pior, depois de Rodrigo, que fazia isso bem pelo meio, se ter lesionado em São Petersburgo, tal lacuna esteve na origem da falta de capacidade ofensiva evidenciada pela equipa em muitos jogos da segunda metade da época, situação agravada pelas medíocres prestações de Emerson e pela necessidade de Maxi avançar com pouco critério, expondo a equipa defensivamente. Se bem se lembram, na última época em que o "Glorioso" foi campeão existiam Ramires e Di Maria, dois jogadores que davam profundidade e verticalidade ao jogo da equipa. Perguntarão, com todo o cabimento, se não existiam Bruno César, Gaitán, Nolito e, até, Djaló?  Sim, claro, mas se Djaló chegou tarde e é uma incógnita, Bruno César e Gaitán não são jogadores com essas características de desequilibradores/rompedores, capazes de dar ao futebol da equipa a verticalidade e profundidade necessárias (jogavam nos seus clubes de origem no "meio" e Bruno César até parece ir voltar esta época a essa sua posição), e Nolito, o único com algumas dessas características, jogando com o "pé contrário" acaba por ser mais um jogador de "diagonais", um segundo "ponta de lança" que surge das alas, ao estilo de David Villa, do que um ala "puro e duro".

Portanto, se olharmos com cuidado para as contratações/regressos deste ano, verificamos que, embora preenchendo teoricamente as mesmas posições, com Ola John, Enzo Perez e Sálvio, ou mesmo Melgarejo, quer este jogue a lateral-esquerdo ou na frente, estamos perante jogadores com características completamente diferentes de Gaitán, Bruno César  ou até mesmo Nolito, e quanto a mim, independentemente do seu valor, bastante melhor adaptados aos princípios e modelo de jogo preconizados por Jorge Jesus. A pergunta será então "e porque foram contratados Bruno César e Gaitán" para lugares que não eram os seus? Bom, mas independentemente do valor já demonstrado por ambos e da sua utilidade já comprovada para o Sport Lisboa e Benfica, essa é a "pergunta de um milhão de dólares". Jorge Jesus e Luís Filipe Vieira que respondam, se souberem.   

7 comentários:

Vic disse...

Meu caro JC

Depois lhe ter lido aqui há uns tempos, uma crítica sobre a política de aquisições dos clubes portugueses, confesso que este seu escrito me espanta um pouco.
É que dadas as circunstâncias, gastar mais de 20M de euros em 2 jogadores, sendo que um deles ainda não tem créditos firmados - Ola John - sem ter feito qualquer encaixe financeiro com uma venda, é obra. Pobre Sporting, que só tem gasto o que tem recebido das transferências de João Pereira e Matias, e ainda se prepara para vender mais 2 ou 3 activos)
A não ser que a crítica só se referisse aos outros emblemas, porque se for assim, calo-me já.

JC disse...

Desculpe dizer-lhe que leu c/ pouca atenção. 1º, porque digo não partilho das críticas a 100%, o que não quer dizer não tenha as minhas dúvidas. 2º porque critico implícita e explicitamente que se tenham contratado, em épocas anteriores, jogadores que não preenchiam completamente os requisitos para o modelo de jogo de JJ. Ora leia lá com mais atenção, caro Vic. Já agora, Ola John esteve pré-seleccionado para o EURO e está convocado p/ o próximo jogo da selecção da Holanda. Não terá créditos firmados, concordo,mas está longe de ser um jogador qualquer e tem enorme potencial.
Abraço.

Vic disse...

Pois, mas custou o mesmo que os 2 jogadores pelos quais o SCP pagou, e bem criticado foi por isso, apesar de já ter conseguido baixar a massa salarial da equipa em 4M de euros. Além disso, o Schaars também foi convocado para ambos os eventos, e custou 800 mil euros

Quanto às aquisições do Benfica, obviamente não me preocupam nada. Até podiam ir buscar o Messi, eles é que sabem com teem as finanças. Agora, criticar aquisições de anos passados? Eu creio que a sua análise às finanças se referiam ao ano actual e não aos anteriores.
Na minha opinião, para gastarem mais de 12M de euros no Sálvio é porque estão numa situação financeira desafogada, até porque a folha mensal de ordenados deve ter levado mais um acrescento substancial.
Abraço

JC disse...

"So far", só me viu criticar o SCP pela contratação de Rojo, e até aí me vou penitenciar pois acabei por concluir veio jogar para central, o que prova por que razão o SLB se terá desinteressado: não parece, de facto, ter o perfil para o modelo de jogo de JJ. E, claro, só respondo por mim. Bom, quanto ao resto, não estou aqui a criticar as contratações uma a uma ou em geral, nem sequer o seu custo ou os ordenados pagos. Mtº menos a efectuar qualquer análise financeira.Como disse ao Gin-Tonic, sobre isso, se existir matéria para tal, falarei no dia 1 de Setembro. Tento apenas agora demonstrar, em termos de análise do jogo (se reparar, só falo disso) que, compreendendo alguma perplexidade com a contratação de Sálvio, estamos em presença de jogadores (Sálvio, John e até Perez) com características diferentes dos existentes, embora ocupem no campo posições idênticas. E até critico algumas aquisições feitas nos anos anteriores. Certo?

João Duarte disse...

Discordo da sua análise, Bruno César e Gaitan são jogadores que encaixa muito bem no esquema de jogo do Jesus, que se baseia em alas que fujam para o meio e abram espaço aos laterais atacantes. Este é o modelo que o jesus gosta.

JC disse...

Sim. Mas nunca falo no "post" de fugirem ou não para o meio como questão-chave. Não é essa a essência do "post". O que eu disse é que, ao contrário de Di Maria e Ramires, que tb "fugiam" para o meio mas "rompiam", Bruno César e Gaitán não dão tanta verticalidade e profundidade, não são essencialmente rompedores/desequilibradores. Penso são jogadores bem mais facilmente adaptáveis a um modelo de "posse e circulação".

JC disse...

Vou dar um exemplo concreto, para se perceber melhor. Robben é uma ala que joga em diagonais, para o centro, e assim aparece mtº na área a marcar. Aliás, hoje em dia já não se joga com extremos a "ir á linha" e centrar, que quase não marcavam golos, como o foram Chalana e Simões, p. ex. Mas Robben não deixa de ser um "rompedor", um desequilibrador letal no "um para um". Certo? E é de um ou dois jogadores assim que o SLB sentiu falta na época passada.