Há cerca de um ano, a “Autoridade da Concorrência” travou uma promoção da ZON que pretendia (e chegou a fazê-lo) oferecer bilhetes gratuitos para os cinemas Lusomundo, alegando estar-se perante um caso de concorrência desleal e esta acção prejudicar a indústria no seu conjunto. Agora, o S.C. Braga resolveu abrir as portas do seu estádio a quem quiser assistir gratuitamente aos jogos de futebol da equipa na 1ª Liga. Fê-lo no seu último jogo em casa e anuncia tornará a fazê-lo na próxima jornada, no seu jogo contra o Olhanense. A LPFP, organizadora da prova, e a “Autoridade da Concorrência", neste caso, nada têm a dizer?
4 comentários:
Existe aí uma diferença. O que a Zon fez foi utilizar um negócio para beneficiar outro onde a concorrência é maior. Ao oferecer bilhetes de cinema aos seus clientes cabo, a zon está a desenvolver uma oferta que não pode ser replicada pelos seus concorrentes no negócio de telecom, porque estes não têm cinemas. Esse foi o problema! Já os outros clubes podem fazer o mesmo que o SCB e abrir as portas dos seus estádio também. Adicionalmente, coloca-se a questão se o target de cada clube é o mesmo, o que eu duvido. Os adeptos do Braga não vão certamente ver o vitória de guimarães jogar com o Paços de Ferreira!
1. Mas a questão não foi essa, ou seja, não foram os concorrentes telecom a protestar mas os concorrentes de cinema (Medeia filmes, de Paulo Branco), pois achavam que, desse modo, os espectadores das suas salas, muitos deles clientes Zon, deixariam de as frequenter em favor das salas Lusomundo, pois tinham oferta gratuita nestas. Mas, para além disso, sempre se fizeram as chamadas "cross promotions" em que uma marca oferece gratuitamente ou a um preço mtº reduzido um outro produto, da mesma ou outra empresa que vê interesse nessa acção c/ a qual contrata a promoção. O mundo está cheio de operações desse tipo...
2. Ao oferecer o seu espectáculo gratuitamente, o S.C. Braga está a contribuir para a desvalorização da indústria futebol, do seu campeonato, representada e gerida pela LPFP. É o 2º classificado do campeonato e não o Cascalheira FC.Poderão ganhar adeptos no curto prazo? Talvez... Mas duvido que, no futuro, quando esses e outros adeptos tiverem que pagar, o façam, pois deixaram de reconhecer valor no espectáculo. Além disso, existe ainda problema TV. O S.C. Braga recebe verbas de venda de jogos pela TV, baseadas, em princípio, no nº de espectadores de TV que atrai. E é em função destes que as TVs contratam a publicidade e estabelecem os preços desta. Oferecendo esses jogos gratuitamente no estádio está a retirar espectadores à TV e, logo, está a alterar as bases em que o negócio foi realizado. E se os outros clubes seguirem o mesmo caminho o que acontece à indústria? Admito tudo isto possa não ser mtº relevante, de momento, mas é uma questão de princípio e que pode vir a ter repercussões futuras.
Faltam-me elementos para entar n miolo da discussão. Mas o facto não é inédito. Clubes em vias de descer de divisão, para que houvesse apoio à equipa utilizaram esse sistema. De certeza o Belenenses fê-lo e penso que também o Vitória de Setúbal e o União de Leiria.
Tens razão, Gin-Tonic, não é inédito. Mas nunca tinha sido feito ao nível de um 1º classificado. Daí eu agora estar a levantar o problema, até pq a imprensa desportiva nem sequer o sabe tratar.
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