quinta-feira, outubro 22, 2009

Uma pequena nota sobre o Real Madrid-A. C. Milan escrita aqui a lado do Santiago Bernabéu e num teclado sem "til"

Se eu disser que a equipa do Real Madrid defende mal, imediatamente se cria na nossa imaginaçao a ideia da equipa de galáticos, de jogadores tenicamente dotados mas individualistas, avessos ao trabalho defensivo. No entanto, nao é esse o caso desta equipa do Madrid, que sabe pressionar à frente e tem quem faça o chamado trabalho de conquista da bola a meio-campo. Entao porque sofre o Madrid tantos golos, como ainda ontem sofreu quatro dos quais só valeram três vá lá saber-se porquê?

Bom, o problema da equipa sao as suas transiçoes defensivas, efectuadas com demasiada lentidao e com os jogadores a parecerem como que confundidos quanto às posiçoes que devem ocupar no campo quando a equipa perde a bola. É pois uma questao da mecânica colectiva da equipa nas suas acçoes defensivas, nesse momento do jogo, e nao se deve a quaisquer desiquilíbrios na sua composiçao ou a alguma falta de vocaçao ou qualidade defensiva dos seus elementos.

Ontem, por exemplo, isso ficou bem patente nos dois golos de Alexandre Pato, se bem que, em um deles, o frango de Casillas também tenha dado uma ajuda. Mas o facto é que Pato aparece já naquela posiçao privilegiada em virtude de um erro defensivo colectivo da equipa na sua transiçao, colocando o seu guarda-redes em dificuldade extrema.

Por muito que doa aos portugueses, nao foi, portanto, Cristiano que fez falta, mas treino específico nesta vertente – as transiçoes defensivas - do jogo.

Sem comentários: