O PSD lá vai continuando a discussão sobre qual o seu futuro presidente, em estilo dèjá vue 24 partes e 12 episódios. Sejamos claros: o que o PSD deve e tem de procurar, fundamentalmente, é a sua “oportunidade de negócio”. Isto é, sem abandonar o seu “posicionamento-base”, enquanto “marca”, as suas características identitárias (não pode passar a ser um partido de esquerda ou de extrema-direita), definir o que tem de fazer, nas actuais e futuras condições do “mercado”, para reganhar a liderança desse mesmo mercado eleitoral, definindo um projecto, estratégia e líder que lhe dê corpo (já agora, um pouco de alma também talvez dê jeito...) e o torne credível.
Claro que o que aqui descrevi não é mais do que um “modelo”, como tal teórico, e todos sabemos que, na prática, qualquer projecto se exprime também na opção por uma ou outra candidatura, “fulanizando-a”. Mas, de caminho, tal vez não fosse mau para o PSD disponibilizar alguns meios financeiros para auscultar o mercado (e não apenas as suas bases e militantes) e saber o que esperam do partido os cidadãos que já alguma vez, pelo menos nos tempos recentes, votaram PSD, ou possam ser potenciais eleitores do partido enquanto recém-chegados ao mercado eleitoral. Pode tudo isto e o modo como é descrito parecer demasiado cru... Mas - pergunta - tem o PSD melhor solução ou quer continuar a deitar-se a adivinhar?
Claro que o que aqui descrevi não é mais do que um “modelo”, como tal teórico, e todos sabemos que, na prática, qualquer projecto se exprime também na opção por uma ou outra candidatura, “fulanizando-a”. Mas, de caminho, tal vez não fosse mau para o PSD disponibilizar alguns meios financeiros para auscultar o mercado (e não apenas as suas bases e militantes) e saber o que esperam do partido os cidadãos que já alguma vez, pelo menos nos tempos recentes, votaram PSD, ou possam ser potenciais eleitores do partido enquanto recém-chegados ao mercado eleitoral. Pode tudo isto e o modo como é descrito parecer demasiado cru... Mas - pergunta - tem o PSD melhor solução ou quer continuar a deitar-se a adivinhar?
2 comentários:
O problema do PSD não é de mercado nem de saber o que os "consumidores" querem. O problema do PSD meu caro, é unica e simplemente de liderança. Liderança capaz,séria, forte e credivel. E quando falo de liderança, não falo apenas do lider, mas tambem de quem o rodeia.
That's the problem...
Como digo no meu "post", líder só não chega. Não há liderança forte sem um projecto credível. As 2 coisas estão interligadas e fortalecem-se mutuamente.
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