segunda-feira, outubro 19, 2009

19 de Outubro de 1921: a "Noite Sangrenta"

Faz hoje 88 anos que se deram os trágicos acontecimentos que ficaram para a História conhecidos como “Noite Sangrenta”, e que custaram a vida a Carlos da Maia, António Granjo e Machado Santos. Partindo do princípio que conhecer o passado é indispensável para saber como gerir o futuro, seria bem mais importante que a RTP, em vez do enésimo debate sobre o futuro da ditosa pátria, dedicasse a noite de hoje a analisar e explicar aos portugueses em que consistiram tais acontecimentos, que envergonharam e envergonham o país e ainda hoje devem ser desconhecidos de 99%, ou mais, dos meus concidadãos.

Sim, eu sei que na passada 6ª feira a RTP Memória dedicou ao assunto o seu programa “Pontos nos Is”. Mas não só a qualidade do programa deixou mtº a desejar como a audiência do canal é demasiado exígua. Perde-se, pois, mais uma oportunidade, espero que não em nome de uma qualquer reincidente peixeirada. Pelo sim, pelo não, aqui e aqui fica alguma coisa para os interessados, que espero sejam alguns.

1 comentário:

Anónimo disse...

A noite sangrenta de 19 de Outubro de 1921 constitui o colorário lógico de um regime nascido da matança. Se porventura o ideário republicano tinha "alma",termina nesse dia a velha républica (embora só em 1926 isso aconteça formalmente)