quarta-feira, outubro 07, 2009

3 "posts" 3 ao correr do teclado - 1º: o SCP e o seu "modelo de negócio"

Aos meus amigos “lagartos”:

O problema do SCP não se chama Paulo Bento, como também não se chama Pedro Barbosa, José Eduardo Bettencourt ou Anderson Polga. O problema do vosso clube, meus caros amigos, é estrutural, é o da crise de um modelo de negócio que apenas poderia ter relativo êxito em função da má gestão do Benfica (disse-o aqui) e do apuramento automático do 2º classificado do campeonato para a Champions League. Com o SLB em alta (veremos se sustentadamente), com o 2º classificado do campeonato a ter de disputar uma eliminatória e um "play-off" de acesso à CL e com o SC Braga a querer intrometer-se sem a pressão dos resultados, este modelo de negócio, que garantiu a sobrevivência do SCP nos últimos anos, arrisca-se a entrar em crise e, quiçá, em falência.
Alternativa? Não estou por dentro da gestão sportinguista, mas arrisco-me a dizer que não a vislumbro, pelo menos com facilidade. Um desafio e pêras, o que têm pela frente, meus caros amigos “lagartos”.

6 comentários:

Rui disse...

Concordando consigo quanto à caducidade do modelo de negócio do SCP gostaria de ir um pouco mais longe. O SCP não sabe aproveitar bem os seus diminuídos recursos, o que ainda é pior. Com efeito, tendo uma captação e uma formação de jovens muitíssimo boa, esbanja posteriormente todo esse capital, uma vez os jovens que saem das escolas, quando passam a seniores, são pessimamente geridos, vendidos ao desbarato e até dispensados. Escuso-me de apresentar exemplos, pois são sobejamente conhecidos.
Só uma nota mais: O Sr. Bettencourt deveria parar para pensar. Ter mau perder, descarregar no SLB, dizer coisas ridículas tais como PB forever... Fica-lhe mal e nivela-o por baixo. Pensava que era um senhor, mas enganei-me.

JC disse...

Bom, não tenho procuração para defender os "lagartos", mas reconheço ser mtº difícil resistir a um "camion" cheio de libras ou euros e ao desejo dos jogadores. Veja: como podiam recusar vender Nani (uma boa venda)? E mesmo CR, Quaresma ou Simão, seduzidos por clubes de enorme grandeza? Veja como alguns de duvidosa categoria (M. Veloso) se armam logo em grandes craques e querem ir para o estrangeiro logo que a imprensa cá do sítio lhes tece um elogio? E um outro agora na "berra", Varela, ainda está para se provar o que vale. O problema é que nenhum jovem craque quer jogar numa liga como a portuguesa, o que torna a situação mtº difícil de gerir.
mas concordo consigo noutra coisa: Bettencourt tem que encontrar outro "registo".

Rui disse...

Não concordo. Podiam ter gerido melhor as saídas valorizando mais os jogadores que formaram. Não era por esperar mais um pouco que iam falir...Por outro lado, as lamentaveis cenas de Moutimho & Veloso nunca poederiam acontecer num clube como o FCP. É uma questão de cultura disciplinar e não de dinheiro. O SCP parece-se com ACS: só dá tiros nos pés. Repare nas contratações: Angulo e Caissedo. Um parece um barbeiro à beira da reforma. O outro estava bom para porteiro do Elefante Branco.

JC disse...

Bom, nas contratações estou de acordo consigo: más compras e alguma má gestão de algumas delas. Certo. Mas o SCP não é o FCP. Terá sempre mtº mais dificuldades em não vender (quem é que quer jogar no SCP?) ou em vender bem os seus activos e não é apenas por uma questão financeira. O FCP, quer se queira quer não, é de outro campeonato: ganhou a CL e a UEFA, é campeão quase crónico, chega normalmente longe na CL. Tudo isso conta na capacidade para manter os jogadores (e tb na de contratar) e de os valorizar.

Rui disse...

Mas tudo começou pelo principio. Ou seja, para chegar onde chegou, o FCP tenho que reconhecer, baseou-se num profissionalismo irreprensivel, coisa que não existe de todo no SCP e que esperamos que seja finalmente implementado no SLB. Atente-se nas parvoíces e patacoadas que saem pela boca fora do Sr. Forever: são mais prejudiciais a meu ver do que as derrotas e os empates do SCP.

Anónimo disse...

Dear.
If you need profitable currency trading software and manaul trading metatrader ea please

[b]Download[/b] here http://forexmarkt.us/user/dear.html