quinta-feira, abril 10, 2008

"Huit Femmes" (1)

"Papa, T'es Plus Dans Le Coup" - Ludivine Sagnier (com Catherine Deneuve e Virgine Ledoyen) . Banda sonora de "Huit Femmes", de Fraçois Ozon (2002)
Por vezes o “Gato Maltês” tem dificuldade em “encaixar” coisas de que gosta e acha cabem bem no espírito deste blog, ajudando a construir a sua coerência, em alguma das suas rubricas habituais. Nestes casos nada melhor do que abrir um espaço especial, não privando ninguém do seu usufruto e o autor do grande gozo que isso lhe dá. É esse o caso de “Huit Femmes”, de François Ozon, um filme “muito cá de casa” (que me desculpe o João Bénard da Costa) e que, juntando o cinema e a música, sem ser um musical, não pode ser incluído com rigor na série “Cinema e Rock and Roll”. Poderia, isso sim, dizer que se trata mais de um revivalismo do movimento Yé-Yé e da sua época, mas nem mesmo isso pode levado a um extremo rigor, já que não só por aqui se misturam uma Françoise Hardy, já na sua viragem pós Yé-Yé, com Sheila, George Brassens e Louis Aragon com Sylvie Vartan, Nicoletta com uma Corynne Charby já dos anos oitenta, como nem sequer é esse o objectivo do filme e aquilo ao que vem e se propõe. Poderíamos dizer, porventura, que se trata de um filme “à Dennis Potter”, um pouco como Resnais realizou “On Cônnait La Chanson” em sua homenagem, mas nem isso é inteiramente verdadeiro, já que no filme de Ozon os actores interpretam eles mesmos os temas o que não acontece nas séries de Potter ou com o filme de Alain Resnais, onde os actores são dobrados pela interpretação original.

E por onde começar? Bom, escolhi este “Papa, T’es Plus Dans Le Coup”, um rock-boogie muito Yé-Yé. Trata-se de um original de Sheila (1963), escrito por Jil (música) e Jean e Jacques Plait (foram autores de alguns dos originais de Johnny Halliday), e, no filme, interpretado por Ludivine Sagnier com a preciosíssima ajuda de Catherine Deneuve e Virgine Ledoyen.
Aqui fica.

1 comentário:

Anónimo disse...

Scopitone de Sheila (utilizado no clip da Ludivinie)

http://www.youtube.com/watch?v=wH8_t8E_xHU