terça-feira, abril 15, 2008

História(s) da Música Popular (85)

The Coasters
The Coasters - "Riot in Cell Block nº 9" (Jerry Leiber-Mike Stoller)


The Coasters - "Smokey Joe's Cafe" (Jerry Leiber-Mike Stoller)

Jerry Leiber & Mike Stoller (VIII)

Confesso, mais uma vez, não ser especial fan dos Coasters, mas o facto é que o grupo ocupa um lugar próprio na música popular e incontornável se quisermos falar de Jerry Leiber e Mike Stoller, que se tornaram seus produtores e autores da grande maioria dos seus temas. Pois o grupo pode ser incluído (eu diria que com alguma boa vontade) no movimento "Doo Wop", embora tivesse nascido e vivido na West Coast quando os grupos "Doo Wop" floresceram principalmente na costa Atlântica. Mas, principalmente, o seu lugar muito particular deve-se ao lado humorístico das suas (ou de Leiber e Stoller) canções e ao modo sarcástico como as interpretavam, simultaneamente contando uma história, muito diferente do estilo calmo e romântico das tradicionais baladas "Doo Wop".

O grupo nasceu como Robins, em LA, e conseguiram um primeiro sucesso (#1 nas charts R&B – era o tempo de "hit parades separados para música branca e música negra e o rescaldo dos tristemente célebres race records das décadas da depressão e dos tempos pré guerra) em 1950 com “Double Crossing Blues”. Quando se mudaram para uma major, RCA em 1953, associaram-se com Leiber e Stoller e com estes passaram para a Spark Records, no ano seguinte, onde gravaram “Riot In Cell Block nº 9” e “Smokey Joe’s Café”. Este último foi o responsável pela sua contratação, e também de Leiber e Stoller, pela Atlantic de Ahmet Ertegün, uma das duas maiores divulgadoras de música negra da América (a outra terá sido a Motown, de Detroit) e seguramente a mais fiel às suas raízes.

Pois foi a partir daqui que os Robins passaram a Coasters, mas esta é já a continuação da história.


P.S. Sobre os Coasters sugiro o CD “The Very Best Of The Coasters”, da Rhino; sobre a Atlantic Records o conjunto de sete CDs “Atlantic Rhythm and Blues, 1947-1974”.

Sem comentários: