quinta-feira, junho 27, 2013

Porque foi importante a vitória de Michelle Brito

Para os que acham o resultado de ontem de Michelle Brito foi apenas uma vitória na segunda ronda do torneio de Wimbledon, aqui vai um conjunto de razões que pretendem demonstrar foi muito mais do que isso:
  1. Michelle Brito não se limitou a ganhar à nº 3 do mundo. Ganhou em apenas dois "sets" a Maria Sharapova, vencedora de todos os torneios do "Grand Slam" (Wimbledon 2004, US Open 2006, Open da Austrália 2008 e Rolland Garros 2012), finalista de Wimbledon no ano passado e a jogadora mais mediática do mundo.
  2. E não o fez num torneio qualquer. Wimbledon, pela sua tradição e rituais, por se jogar em relva, é o mais importante torneio do "Grand Slam", um dos eventos desportivos de maior relevo do ano.
  3. O encontro teve larga cobertura mediática e transmissão televisiva para todo o mundo, à qual devem ter assistido largos milhões de espectadores.
  4. Foi o primeiro resultado de efectivo destaque do ténis português.
  5. Foi um resultado desportivo conseguido numa modalidade que, para o bem e para o mal, tem uma tradição de elitismo, mas é, hoje em dia, das mais importantes e mediáticas a nível mundial (os seus principais jogadores são autênticos ídolos e "pop stars" em todo o mundo) e na qual não se entende muito bem como um país desenvolvido como Portugal não consegue ter 1/2 dúzia de jogadores/jogadoras consistentemente entre os/as cinquenta primeiro(a)s do "ranking.
  6. Foi um resultado conseguido por uma jogadora que muito prometeu enquanto adolescente, mas passou nos últimos anos por um largo período de obscuridade. Uma vitória que pode assim constituir um excelente incentivo para o relançamento da sua carreira.
  7. Muito jovem, simpática e com "um palminho de cara", este pode ser o resultado de que Michelle Brito precisa para atrair para si o interesse de alguns patrocinadores nacionais, permitindo-lhe maior desafogo financeiro e gerir melhor a sua carreira.
  8. Por acréscimo, atraiu para o ténis português uma pouco habitual notoriedade mediática, da qual este desporto pode bem vir a beneficiar. Esperemos que sim.

4 comentários:

José Lima disse...

e na qual não se entende muito bem como um país desenvolvido como Portugal não consegue ter 1/2 dúzia de jogadores/jogadoras consistentemente entre os cinquenta primeiro(a)s do "ranking.

Se calhar por causa da macrocefalia futebolística, qual eucalipto que no plano desportivo seca tudo à sua volta... E, depois, a velha história: desporto escolar? Que é isso?!

JC disse...

Caro José Lima:
Não me parece a "culpa" possa ser atribuída à tal "macrocefalia futebolística" de que fala. Apesar da indiscutível importância do futebol (e gosto mtº de futebol,)Portugal tem obtido bons resultados em outras modalidades, como atletismo, judo, canoagem e até "ping-pong". As razões, quanto a mim, não são mtº diferentes do que acontece c/ o golfe e prendem-se mais com a tradicional imagem de elitismo do ténis, que afastava mtª gente e que só nos últimos 20 ou 30 anos se popularizou, e ao facto de ser um desporto caro (material, aluguer de "courts", lições) em que nos primeiros anos as despesas estão todas do lado do praticante ( ou dos respectivos pais :-). Quanto ao desporto escolar é mais ou menos um "mito urbano". Não nego a sua importância, mas futebol, atletismo, etc, conseguem resultados sem recurso ao tal desporto escolar. nos meus tempos de liceu o andebol era mais ou menos desporto escolar oficial e o nível do andebol português era mtº baixo. Enfim, espero os resultados no ténis vão começando a aparecer..
Cumprimentos.

ié-ié disse...

ténis português?!?! ela nem sequer vive em portugal!

LT

JC disse...

E o Cristiano Ronaldo? Vive onde? No Rossio?