quarta-feira, junho 12, 2013

FCP e Futebol Clube Paços de Ferreira: uma história simples

Para garantir a conquista do título, o FCP precisava de ganhar o último jogo do campeonato, em Paços de Ferreira, contra o já garantido terceiro classificado da Liga. Nada de muito complicado, dadas as circunstâncias, mas nunca se sabe. O FCP ganhou o jogo e para isso beneficiou de um "penalty" inexistente (não contesto a falta e a expulsão) e de um segundo golo no qual o seu marcador sai de posição de "fora de jogo". Passado um par de semanas, ficamos a saber que o Paços de Ferreira disputará o seu jogo em "casa" relativo ao "play off" da Champions League no estádio do FCP e este contrata ao primeiro, não só o seu melhor jogador (Josué), como o respectivo treinador, a troco de uma indemnização. Independentemente das muito interessantes declarações de Mano Menezes sobre as suas negociações como FCP, uns dias mais tarde somos igualmente informados de que um treinador do "círculo" do FCP (Costinha), rompendo com a lógica de continuidade contida nos perfis de ex-treinadores do Futebol Clube Paços de Ferreira (Paulo Fonseca, Rui Vitória, Ulisses Morais, etc), e um seu adjunto inexperiente, também ele ex-jogador do clube das Antas (Maniche), irão orientar o clube da capital do móvel na próxima época. Claro que se seguirão os habituais empréstimos de jogadores, mas disso já tenho dito. 

Nada disto é aparentemente ilegal, embora talvez merecesse maior atenção dos "media", mas diz-nos pelo menos que se o SLB ou qualquer outro clube quiserem ser campeões nacionais não terão outra alternativa senão obter vantagem nos jogos contra o FCP. Porque em função do que acima se pode ler, esperar que este perca pontos nos jogos com terceiros já me parece bem mais complicado.  

2 comentários:

gps disse...

É inegável que o Paços está-se a unir ao FCP, mas quais seriam as provas objectivas que apresentaria se estivéssemos num tribunal ?

gps disse...

Outros tópicos para a discussão:

Qual é a responsabilidade do Paços (e do seu treinador) pelo erro do árbitro no último jogo do campeonato

O treinador do Paços em 2011-2012 era cunhado do Vitor Pereira (mas aguentou pouco tempo)

Josué foi formado no FCP e ainda pertencia a 50 % ao clube (e a sua contratação insere-se na aposta em jogadores que se afirmaram em clubes de menor dimensão)

O treinador Paulo Fonseca também terá sido equacionado para treinar outros clubes

Costinha e Maniche estiveram recentemente no SCP (e são grandes amigos)

Maniche foi formado no SLB

O Presidente do Paços é simpatizante do SLB