domingo, junho 09, 2013

10 perguntas a um futuro governo PS

Dez perguntas muito simples e concretas a que o PS deveria responder (com clareza, como gosta de dizer o seu secretário-geral) antes de ser governo, comprometendo-se perante os eleitores a garantir a execução, em prazos bem definidos, do conteúdo das respectivas respostas. 
  1. Que vai o PS fazer com o horário de 40h na função pública? Revogá-lo? Mantê-lo?
  2. E com os cortes de salários (os 13º e 14º mês fazem parte do salário) na funções pública e a pensionistas e reformados?
  3. O que vai fazer com a tal mobilidade especial (ou lá o que é)? Vai acabar com o disparate e finalmente levar a cabo um verdadeiro estudo sobre a Administração Pública e respectiva reforma, coisa que já leva um atraso de dez ou quinze anos?
  4. Vai manter o exame do 4º ano?
  5. Vai dar maior autonomia às escolas, incluindo na contratação de docentes e na gestão dos recursos de cada uma, avaliar seriamente os professores e todo o restante pessoal (com quotas, pois claro) e acabar com disparates como ser exclusivamente o Ministério a nomear os professores, a nota de curso prevalecer durante toda a carreira, o salário ser absolutamente idêntico em cada escalão e as universidades serem consideradas todas iguais em termos do valor de uma licenciatura?
  6. O partido tem um projecto a prazo para a evolução do salário mínimo nacional? Qual?
  7. Vai insistir em efectuar aquilo que são verdadeiros cortes com valor retroactivo no valor das reformas já recebidas pelos pensionistas da Caixa Geral de Aposentações ou vai abandonar a ideia?
  8. Compromete-se a não implementar qualquer sistema de co-pagamentos no Serviço Nacional de Saúde?
  9. Qual o seu projecto para a ligação Lisboa-Madrid em alta-velocidade?
  10. Qual a opinião do partido sobre a adopção de crianças por casais homossexuais e o que se propõe fazer neste campo?
Enfim, poderão juntar-se mais um punhado, desde que igualmente simples e de resposta concreta para se evitarem as habituais retórica e manifestação de intenções ao estilo do "analisar", "propor", "estudar", etc. Vale?

Sem comentários: