terça-feira, maio 17, 2011

"Pet Sounds" - 45 anos

The Beach Boys - "Pet Sounds"
The Beach Boys - "Caroline No"

Sou pouco dado a efemérides e muito menos a "rankings". Mas o Ié-Ié acabou de me lembrar que se assinalam exactamente hoje os 45 anos da edição daquele que é considerado por muitos o melhor álbum de sempre da música popular anglo-americana. Bom, como sou pouco dado a esses absolutismos não direi "o" melhor, mas "Pet Sounds", dos Beach Boys, está, para mim, seguramente, entre os cinco primeiros, e  de todos esses cinco aquele que juntamente com "Blonde On Blonde", de Bob Dylan, me dá mais gozo ouvir ainda hoje. Como não o saberia dizer melhor, deixo aqui, com todas as vénias, aquilo que Pedro Freitas Branco deixou escrito num comentário do Ié-Ié, para além de duas faixas do referido álbum: o instrumental "Pet Sounds", que dá o nome ao disco, e a sua última faixa e uma das minha favoritas, "Caroline No".  

"Nunca antes de "Pet Sounds" um LP de música Pop formou um todo artístico tão coerente e consistente, tão belo e complexo. Aquilo que Brian Wilson, com pouco mais de 20 anos, conseguiu captar no momento "Pet Sounds" foi a verdadeira essência do sentimento Rock - onde se mistura uma certa melancolia adolescente com o desejo de transgressão (rebeldia). Brian foi ao fundo da questão. Como ninguém. E isso lhe custou a sanidade. Musicalmente, como afirmou George Martin numa homenagem no Radio City Hall, o jovem Brian, em "Pet Sounds", fez sozinho o trabalho dos Beatles e do seu produtor. Compôs, orquestrou, cantou, tocou, e produziu..." (Pedro Freitas Branco  - músico)

4 comentários:

ié-ié disse...

Mantenho o que sempre disse: ainda não consegui ver a razão por que este LP é tão amado. Mas também admito que a culpa seja minha!

LT

JC disse...

Isso costumo eu tb dizer em relação a alguns compositores, como Brahms ou Bruckner.

Vic disse...

Alguém disse que este foi o disco que os Beatles compraram, quando toda a gente comprava discos dos Beatles..

JC disse...

"si non è vero è bene trovato", mas define bem o disco.