segunda-feira, março 17, 2008

A política e a mentira

"Segundo estudos independentes, só entre 2001 e 2003, Bush, Powell, Rumsfeld, Cheney, Condleezza Rice e mais membros da administração americana proferiram um total de 935 declarações falsas [sobre a guerra no Iraque]. Neste quadro de terror e mentira impunes, não deixa de ser chocante que, nos Estados Unidos, um governador seja forçado a demitir-se por ter mentido... sobre a sua vida sexual."

Manuel António Pina, "Jornal de Notícias", 17 de Março de 2008

Se nos quisermos debruçar um pouco mais sobre este problema, analisá-lo com um pouco mais de profundidade e levá-lo às suas últimas consequências, isto significa, nada mais nada menos, o reconhecimento da mentira como algo inerente à própria actividade política e sem a qual ela não pode viver e muito menos sobreviver. Digamos que, tal qual prova de fogo para se ser admitido na tribo dos escolhidos, ungido com os santos óleos no sacro e santo reino onde a mentira, se usada com correcção e oportunidade, é beatificada, onde o “saber bem mentir" é condição necessária para se ser bem sucedido e ascender ao Olimpo dos imortais, é necessário apresentar-se como que limpo desse “pecado original”, tábua rasa onde tudo pode ser escrito, a partir desse momento, sem o risco de se confundir com um passado que possa tornar a mentira em algo de classificável como vulgar, definidor de um carácter. É a política como que sacralizada, e os políticos, a partir do momento em que o são, auto-considerados como uma casta privilegiada a que o pecado da mentira (só?) é necessário mas apenas permitido no âmbito dessa mesma actividade e em favor de “altos desígnios”, com a condição de que não caiam na tentação de, por vezes, esquecerem quais os limites do seu exercício. Digamos que a “grandeza” atribuída à mentira política só pode sobreviver se, e quando, confrontada com a vulgaridade e o “pecado” da mentira fora dela. Chocante? Talvez, tanto quanto a verdade o possa ser...

2 comentários:

Anónimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Impressora e Multifuncional, I hope you enjoy. The address is http://impressora-multifuncional.blogspot.com. A hug.

Zeca do Rock disse...

Só queria deixar ao amigo multifuncional o endereço electrónico da minha escola de idiomas. Não leve a mal, mas se vier ao Brasil, far-lhe-emos um desconto!

www.globalteam.com.br

Abraço,

Zeca