The Clovers
The Searchers - "Love Potion nº 9" (Jerry Leiber-Mike Stoller)
The Clovers - "Love Potion nº9" (Jerry Leiber-Mike Stoller)
The Searchers - "Love Potion nº 9" (Jerry Leiber-Mike Stoller)
Jerry Leiber & Mike Stoller (IV)
Muitos dos grupos da chamada “British Invasion” começaram ou, até, alicerçaram a sua carreira por via de covers de originais americanos. Assim, se os grupos nascidos na área R&B, como os Rolling Stones, Manfred Mann, Animals, Yardbirds, etc, todos eles gravaram originais dos grandes nomes do "blues" clássico, outros, muitos deles nascidos do skiffle, não deixaram de gravar temas dos pioneiros do "rock n’roll" ou de compositores americanos da área da pop music. Foi este o caso dos Beatles – e um dia lá iremos – que incluíram no seu repertório composições e temas originais de Chuck Berry, Carl Perkins, Little Richard, Smokey Robinson, Barry Gordy (o da Motown), mas também de Goffin e King, Bacharach e David e Jerry Leiber e Mike Stoller (“Kansas City”, já aqui citado), todos eles, de uma ou de outra forma, ligados ao Brill Building.
Um dos grupos de maior sucesso da chamada segunda linha do "Liverpool Sound", dos poucos que não partilharam com os Beatles o manager Brian Epstein, e, também ele, tal como os Beatles, com raízes no skiffle, foi The Searchers, um grupo “certinho” que foi assim chamado em homenagem ao filme homónimo de John Ford e que baseava a sua música em harmonias vocais agradáveis e num som de guitarra com notórias semelhanças com o que viria a ser o dos americanos Byrds, de Roger McGuinn. Pois também os Searchers não ficaram imunes à inspiração americana e começaram a sua carreira de êxitos em 1963 com “Sweets For My Sweet”, um original dos Drifters e de Doc Pomus e Mort Shuman, nomes que também passaram pelo Brill Building. Mas não se ficaram por aqui, já que alguns dos seus maiores êxitos foram obtidos com covers da pop americana, tais como “Needles and Pins” (#1 em 1964), de Jack Nietzsche e Salvatore “Sonny” Bono (marido e parceiro de Cher no duo Sonny and Cher e mais tarde político republicano eleito para a Câmara dos Representantes), ambos “Brill Building”, “When You Walk In The Room”, de Jackie DeShannon e este “Love Potion nº 9”, um original dos Clovers escrito por Jerry Leiber e Mike Stoller. Diga-se, embora eu talvez prefire as versões de Jackie de “When You Walk In The Room” e, até, de “Needles and Pins”, que o fizeram com proficiência e originalidade, merecendo bem o destaque que conseguiram. Aqui fica a boa nota, bem como o original dos Clovers, um grupo de Washington DC ligado ao movimento Doo Wop e à Atlantic Records de Ahmet Ertegün, e a versão dos Searchers de “Love Potion nº 9” de Jerry Leiber e Mike Stoller.
Um dos grupos de maior sucesso da chamada segunda linha do "Liverpool Sound", dos poucos que não partilharam com os Beatles o manager Brian Epstein, e, também ele, tal como os Beatles, com raízes no skiffle, foi The Searchers, um grupo “certinho” que foi assim chamado em homenagem ao filme homónimo de John Ford e que baseava a sua música em harmonias vocais agradáveis e num som de guitarra com notórias semelhanças com o que viria a ser o dos americanos Byrds, de Roger McGuinn. Pois também os Searchers não ficaram imunes à inspiração americana e começaram a sua carreira de êxitos em 1963 com “Sweets For My Sweet”, um original dos Drifters e de Doc Pomus e Mort Shuman, nomes que também passaram pelo Brill Building. Mas não se ficaram por aqui, já que alguns dos seus maiores êxitos foram obtidos com covers da pop americana, tais como “Needles and Pins” (#1 em 1964), de Jack Nietzsche e Salvatore “Sonny” Bono (marido e parceiro de Cher no duo Sonny and Cher e mais tarde político republicano eleito para a Câmara dos Representantes), ambos “Brill Building”, “When You Walk In The Room”, de Jackie DeShannon e este “Love Potion nº 9”, um original dos Clovers escrito por Jerry Leiber e Mike Stoller. Diga-se, embora eu talvez prefire as versões de Jackie de “When You Walk In The Room” e, até, de “Needles and Pins”, que o fizeram com proficiência e originalidade, merecendo bem o destaque que conseguiram. Aqui fica a boa nota, bem como o original dos Clovers, um grupo de Washington DC ligado ao movimento Doo Wop e à Atlantic Records de Ahmet Ertegün, e a versão dos Searchers de “Love Potion nº 9” de Jerry Leiber e Mike Stoller.
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