terça-feira, março 06, 2007

História(s) da Música Popular (34)

"Misirlou" - Dick Dale & The Del-Tones (1963)

"The Victor" - Dick Dale & The Del-Tones (1964)
Let's Go Surfin'? (IV)
Ora então cá estamos, finalmente chegados a Dick Dale (“The King of Surf Guitar”) & the Del-Tones. Dick Dale (Richard Anthony Monsour ) nasceu em Massachusetts a 4 de Maio de 1937, filho de pai libanês e mãe polaca, e, apesar de natural da East Coast e não da Califórnia, era um excelente surfista (dizem...). Primeira questão interessante é que era canhoto, o que nisto das guitarras tem o seu “quê”, já que, de início e tal como o fez Jimmy Hendrix, tocava com uma guitarra (“Fender”) para dextros, mas, ao contrário do autor de “Are You Experienced”, sem inverter a ordem das cordas e colocando-a de “pernas para o ar”. Bom, mas para além de ser um coleccionador de animais selvagens ou pouco atraentes, desde uma tarântula a um leão da montanha (acho que em português se chama “puma”) passando por vários leões africanos, Dick Dale estabeleceu as normas do que viria a ser o som futuro da surf music, tendo influenciado decisivamente Brian Wilson, dos Beach Boys, e Jan & Dean com aquilo que a "Rolling Stone Encyclopedia Of Rock & Roll" designaria por “twangy, heavily reverbed tone”.

Penso que a sua primeira gravação é “Let’s Go Trippin’”, de 1961, e curiosamente a única vez que chegou aos tops foi com “The Scavenger”, em 1963, um tema vocal com barulho de motos á mistura... Bem, mas o seu tema-chave é de facto “Misirlou”, de Maio de 1962, originalmente um tema popular grego e do médio-oriente (Dick era de origem libanesa) que se tornaria um símbolo máximo da surf music. “Misirlou” terá sido interpretado pela primeira vez por Michalis Patrinos, em 1927, e através do mesmo intérprete terá chegado aos USA, tendo posteriormente sido gravada um versão jazz, em 1941, por Nick Roubanis, um músico americano de origem grega. Mas foi a versão de Dick Dale que tornou o tema famoso, ao ponto dos Beach Boys terem posteriormente gravado um cover, em 1963, incluído no álbum “Surfin’ USA”. Será ainda, mais tarde, a sua inclusão na banda sonora de “Pulp Fiction” que condenará o tema à eternidade. Ainda bem! Aqui, a versão, em vídeo, é a do filme “A Swingin’ Affair”, de 1963.

Quanto a “The Victor” foi incluído no quarto álbum de Dick Dale, “Mr. Eliminator”, de 1964. É um dos meus temas favoritos!

2 comentários:

Klatuu o embuçado disse...

Gosto refinado! ;)

JC disse...

Caro Klatuu:
Thank u.