quarta-feira, dezembro 13, 2006

História(s) da Música Popular (20)





Bom, nesta época de chumbo (depois de 1958) em que o "r&r" está em período de fade out, nem tudo é assim tão mau. De entre o que não o é, não podemos deixar de realçar os "Everly Brothers" (Don e Phil), naturais do Kentuky, cujas melodias e harmonias vocais ajudaram a estabelecer o padrão para gente tão famosa e importante como os “Beach Boys”, “Mamas and the Papas” e, principalmente, “Simon and Garfunkel”. Vieram do country (os seus pais, Ike e Margaret, eram estrelas country que os “manos” acompanhavam em digressão) e isso nota-se bem ao ouvi-los. E como os grandes sucessos sempre acontecem assim, o seu primeiro (“Bye Bye Love” – 1957) teria sido rejeitado anteriormente por cerca trinta intérpretes. É a prova de que a maioria nem sempre tem razão, pois claro, ou de que a razão nem sempre está com a maioria, eu direi mais. Êxitos foram muitos, desde o já referido a “Wake Up Little Susie” e “Bird Dog”. Mas o seu maior foi indiscutivelmente este “Cathy’s Clown”, gravado para a Warner Bros. em 1960 e que vendeu mais de dois milhões de cópias. Foi o seu primeiro e último sucesso para a Warner, que terá acordado tarde. A sua estrela, como a de tantos outros da época, começou a empalidecer com a “british invasion” e entre depressões e drogas as coisas seguiram o seu, mau, caminho.

Em Portugal passavam frequentemente na rádio, o que significava que a sua música e clean cut look eram aceitáveis para a ditadura e para a moral e bons costumes conservadores da época. Deixaram mesmo sequelas, na pessoa e na pele do duo “Os Conchas”, apelidados pela maldicência indígena de “Os Irmãos da Ameijoa”, que gravaram mesmo um cover, com letra em português, deste “Cathy’s Clown”. Chamava-se, salvo erro, “O Fantoche do Amor”!!!

Pronto, mas vale o original. E aqui ficam então os verdadeiros “Everly Brothers” e o seu “Cathy’s Clown”.

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