quarta-feira, dezembro 20, 2006

Grandes Séries (6): a WWII na TV (á "boleia" de Iwo Jima)

"Wish Me Luck" (1987)
Histórias das voluntárias civis do SOE britânico ("Special Operations Executive") na França ocupada. Kate Buffery, que vimos recentemente no excelente "Trial And Retribution" no papel da Inspectora Pat North (SIC Mulher) é uma das protagonistas. A série passou na RTP, penso que, ainda, no final dos anos 80.
"Piece of Cake" (1988) - sorry, no video...
A vida num esquadrão de caça da RAF antes e durante a Batalha de Inglaterra, onde se espelha também o sistema de classes da sociedade inglesa. A série passou na RTP (penso que no 2º canal) se bem lembro por mais do que uma vez. Memorável! À venda através da Amazon.
A história da companhia "Easy", da 101ª Divisão aerotransportada, desde o período de treino até ao final da guerra na Europa. Uma produção de Steven Spielberg (que também produz o díptico de Eastwood) e Tom Hanks. Também uma lição de História, já que acontecimentos tão importantes como o desembarque em Omaha Beach e o lançamento de paraquedistas no dia D, a operação Market Garden, a batalha das Ardenas e a libertação dos campos de concentação nazis passam por aqui. A série foi exibida na SIC, por duas vezes, nos últimos anos e é bastante fácil de adquirir na FNAC.

Sem comentários: